Começam nesta quinta-feira (8/5) as aulas da primeira turma do projeto "Criança Segura no Trânsito", desenvolvido em parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e a ONG Criança Segura. O objetivo é capacitar profissionais das áreas de educação e trânsito para realizar ações educativas junto a crianças e adolescentes com até 14 anos de idade.
Participarão da primeira etapa 112 profissionais de Presidente Prudente (24), Bauru (19) e Sorocaba (4), no Interior; Mogi das Cruzes (35), Guarulhos (15) e Suzano (15), na Região Metropolitana de São Paulo. Os profissionais e as instituições são indicados pelos gestores municipais de Trânsito e de Educação.
As aulas da primeira turma irão até agosto, quando terá início a segunda turma – com 144 vagas e atividades desenvolvidas até novembro. As cidades e a quantidade de vagas para cada uma delas estão em fase de definição.
Nas duas fases do projeto, estima-se que sejam beneficiados 10 mil alunos de escolas públicas municipais. Para 2015, a expectativa é aumentar o número de vagas para capacitação de profissionais e, consequentemente, o volume de jovens beneficiados.
CURSO ONLINE – Ministrado a distância, o curso é online e terá oito aulas, com três horas de duração cada uma. Durante as aulas, serão abordados temas como prevenção de acidentes e participação comunitária.
Para desenvolver o conteúdo, os participantes utilizarão textos, pesquisas, estatísticas, vídeos educativos, fóruns, leituras e discussões via chat; e deverão elaborar uma proposta de intervenção junto às escolas e comunidades onde atuam.
"Investir em educação para o trânsito, conscientizando crianças e adolescentes, é fundamental para termos melhores condutores no futuro, o que pode salvar muitas vidas. É preciso mudar a cultura da nossa sociedade em prol de um trânsito mais seguro", afirma a diretora-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto.No projeto, não há investimento de recursos do Governo do Estado.
Segundo Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura, a expectativa é dobrar o número de vagas do projeto em 2015. "Se ensinarmos as crianças e os adolescentes a ter um comportamento seguro, sem dúvida teremos um trânsito melhor amanhã. É preciso mudar a cultura do nosso trânsito", aponta.
DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.