Com o final do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o quadro de mudança partidária na Câmara Municipal foi finalmente definido. Dos 34 parlamentares que compõem o Legislativo, dez confirmaram que trocaram de legenda.
O presidente do Legislativo, Eduardo Soltur, assinou a filiação e o comando do PSD no município, deixando o PV que também perdeu Paulo Sérgio, que foi para o PR, e Silvana Mesquita, que assinou com PMDB.
Os antigos vereadores que faziam parte do Centrão, José Mário, Eduardo Carneiro e Vitor da Farmácia, se filiaram ao PSDB. "O Centrão teve o seu tempo. Lá nós amadurecemos as questões políticas desta Casa e a oposição agora com certeza está mais forte", ressaltou Eduardo Carneiro. Os tucanos ganharam novos adeptos, porém perderam o vereador Eduardo Kamei que assinou com o PTB.
Já Alan Neto deixou o PSC e foi para o DEM com a intenção de disputar a Prefeitura de Guarulhos. Concorrerá com ele Wagner Freitas que se filiou ao PP. Guti, deixou o PMDB, segundo o secretário da legenda na cidade, Kunifumi Sugimura, e ingressou no PPL. Eraldo Souza e Paulo Roberto Cecchinato não atenderam a reportagem até o final desta edição.
A Resolução 23.341 do TSE estabeleceu a última sexta-feira como prazo limite, com as condições legais, para quem desejar ser candidato em 2012 – data até a qual os candidatos a cargo eletivo nas próximas eleições devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual pretendem concorrer e devem estar com a filiação deferida no âmbito partidário.