Cidades

Dezembro Colorido reforça atividades nas UBS

As 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais serviços da rede se preparam para trabalhar três temas no chamado Dezembro Colorido do Programa Movimenta Saúde. A partir deste sábado, 1/12, as ações estarão voltadas para a saúde da população com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, como forma de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3/12; para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis por conta do Dia Mundial de Luta contra a Aids, no dia 1º de dezembro; e comemoração do aniversário de Guarulhos (8).
 
Dentro dessa pauta, uma programação especial mesclando esses três temas vai mobilizar as unidades até o final do mês, com intensificação das ações na sexta-feira, 14/12, Dia D do Dezembro Colorido. As atividades, incluindo aquelas voltadas ao aniversário da cidade e sua história, vão chamar a atenção para os determinantes socioambientais que interferem diretamente no processo de saúde e doença das pessoas. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância desses fatores para melhorar a qualidade de vida comunidade.
 
A UBS Cabuçu montará um mural colorido com fotos antigas e atuais da cidade, e no dia D, das 8h às 16h com o intuito de sensibilizar e fortalecer a inclusão realizará atividades de vivências do cotidiano das pessoas com deficiência. O mesmo acontecerá na UBS Cidade Martins, das 8h às 10h, no estacionamento da unidade, para estimular a percepção e o cuidado para com este público.
 
Programação do mês:
Durante o mês todo, haverá ampliação da oferta dos testes rápidos para a detecção do HIV e sífilis em todas as UBS e nos serviços especializados no tratamento dessas doenças. Na UBS Morros, painéis com os pontos turísticos da cidade ficarão à disposição dos usuários ao longo do Dezembro Colorido.
 
Na UBS Santa Lídia haverá exibição de vídeos sobre a história de Guarulhos, durante o mês todo, e mural com fotos antigas e atuais do município e da unidade. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps- AD), localizado na Vila Augusta, vai organizar no dia 5 de dezembro, às 14 horas, grupos da cidadania para abordar as responsabilidades sociais, direitos individuais e coletivos dos usuários, no processo das mudanças desejadas para a saúde e meio ambiente.
 
A UBS Álamo fará uma caminhada no dia 3 de dezembro, que vai sair às 7h30 da unidade para orientar os usuários sobre a importância da prática de atividade física. Na UBS Belvedere estão previstas duas palestras no dia 7 de dezembro, às 10h e 14h, sobre cuidados às pessoas com alta dependência e restritas ao lar. Já a UBS Ponte Alta fará nos dias 7 e 28 de dezembro, atividades lúdicas com alunos de dois estabelecimentos de ensino do bairro sobre a inclusão da pessoa com deficiência na escola.
 

Posso ajudar?