As pessoas que passarem pela praça Getúlio Vargas (Centro) nesta sexta-feira (23), das 10h às 15h, poderão ser abordadas por profissionais de Saúde e técnicos do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod). A atividade integra a programação do Dia D do Movimenta Saúde no Novembro Azul e Negro, mês dedicado à saúde da população masculina e negra, com intensificação das ações em todas as Unidades Básicas de Saúde nesta data.
Os tabagistas serão convidados para realizar testes para avaliar o grau de dependência à nicotina (Fagerstrom) e também para medir a concentração de monóxido de carbono (CO) no ar expirado pelo fumante, ou seja, a porcentagem de CO no sangue (Monoximetria). Além disso, eles poderão passar por avaliação com o cirurgião dentista, para a detecção de lesões sugestivas de câncer bucal, uma vez que o tabagismo potencializa esta doença.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a incidência de tabagismo na população brasileira acima de 18 anos é maior entre homens. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2013, o percentual de fumantes do sexo masculino era de 18,9% contra 11% das mulheres da mesma idade. Atualmente, 100% da rede de Atenção Básica está capacitada para ofertar o tratamento intensivo para as pessoas que desejam abandonar o cigarro.
Por isso, os tabagistas serão orientados a procurar a UBS mais próxima de sua residência para se inscrever nos grupos de tratamento. Além da abordagem aos fumantes, os profissionais de Saúde também darão início no local à Campanha Fique Sabendo pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis – Aids, com a oferta de testes rápidos para a detecção do HIV e sífilis.
A Campanha Fique Sabendo se estende até 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce, uma vez que segundo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, 10% dos paulistas portadores do vírus HIV não sabem que têm a doença. Por isso, é importante o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento e não transmitir a doença.
Dia D nas UBS
O Dia D do Novembro Azul e Negro vai mobilizar todas as UBS, com vídeos educativos, rodas de conversa, Dia da Beleza, massagem e palestras sobre saúde do homem e da população negra, como a que será realizada na UBS Ponte Grande sobre Anemia Falciforme, às 8h. Nesta unidade ainda acontece uma oficina de artesanato “Bonecas Africanas”, na parte da manhã. Também promoverá uma oficina de bonecas Abayomi (africanas) a UBS Jacy.
A UBS São Rafael reservará o período da manhã para fazer atendimento médico exclusivo para homens e a UBS Cavadas fará abordagem na rua. Também terão agenda específica para atender a população masculina as UBS Tranquilidade, Palmira, Jovaia, Belvedere, Ponte Alta, Santos Dumont, Allan Kardec, Aracília, Dinamarca, Continental e Rosa de França.
A UBS Cidade Martins iniciará as atividades do dia às 8h30 com uma caminhada até a Praça Juscelino Kubitschek, onde haverá aula de alongamento e depois, ao retornar à unidade, os participantes serão recepcionados com um café da manhã, palestra sobre alimentação saudável e obesidade, além de roda de conversa sobre câncer de próstata e tabagismo, atividades que serão encerradas com jogos de tabuleiro e sorteio de brindes.
Outras unidades que organizarão caminhadas são a UBS Fortaleza, a UBS Jardim Cumbica 2, onde os participantes sairão com bexigas azuis e pretas, bem como as UBS Inocoop, Marinopolis, Presidente Dutra e Allan Kardec, cuja atividade irá promover a igualdade racial com música e perucas. A UBS Nova Bonsucesso terá durante o dia todo um plantão de dúvidas, para que os pacientes possam esclarecer as questões que desejar em uma sala com médico e enfermeira. Para participar das ações do Novembro Azul e Negro, basta procurar uma unidade de saúde.