Cidades

Dia do arquiteto: Guarulhos teve importantes obras projetadas por profissionais da área

Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, é comemorado o Dia do Arquiteto. Em alusão à data e como uma pequena homenagem, o GuarulhosWeb listou três grandes obras lideradas por profissionais desta área que movimentaram o município no século XX.

Olivetti

O projeto arquitetônico da fábrica Olivetti é de autoria do italiano Marco Zanuso, conhecido mundialmente. O terreno de 85 mil metros foi escolhido em 1954, quando apenas algumas casas e a recém-inaugurada rodovia Presidente Dutra faziam parte da paisagem da área, que foi se desenvolvendo com o próprio crescimento da empresa, que não soube se adequar às novas tendências do mercado e perdeu espaço, sobretudo após o crescimento no número de computadores nas prateleiras. Nos anos 90 o espaço foi adaptado para receber o Internacional Shopping, inaugurado em novembro de 1998, portanto há 24 anos.

Cecap

Os arquitetos Vilanova Artigas e Fábio Penteado e, posteriormente, Paulo Mendes da Rocha, criaram o projeto de implantação de um grande conjunto habitacional em Guarulhos, denominado Zezinho Magalhães do Prado, homenagem ao então superintendente do Cecap. As pilastras com as moradias suspensas da construção foram um grande marco da habitação social no Brasil.

Conselheiro Crispiniano

Projetado pelo renomado arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915 – 1985), o colégio Conselheiro Crispiniano completou, no último dia 22 de fevereiro, 60 anos de idade. A inauguração da escola é considerada, até hoje, um dia histórico para a cidade. Os pilares de concreto e os espaços de convivência, além do mural pintado pelo concretista Mário Gruber foram novidades para os anos 1960, sobretudo para os padrões de um colégio. Passadas seis décadas e não avista-se facilmente escolas construídas com a riqueza de detalhes do Conselheiro. A escola foi tombada com respaldos municipal e federal.

Posso ajudar?