Cidades

Dia do Orgulho LGBTI é celebrado em ação conjunta entre a Prefeitura e a Associação Marinatti

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

Em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI, comemorado em 28 de junho, a Subsecretaria de Políticas da Diversidade (SPD) de Guarulhos, em parceria com a Associação Marinatti, realizou no domingo (27) uma ação que reuniu cerca de cem pessoas durante todo o dia para dar visibilidade ao tema. Voluntários, além de integrantes da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e da Subsecretaria da Juventude (SJ), pintaram do muro da associação com as cores da bandeira LGBTI.

“Esta é uma data que nos convida a refletir sobre o tema. Existem sim motivos para celebrarmos, como as diversas conquistas que esse público já conseguiu, mas ainda há um caminho muito longo a ser percorrido para que possamos deixar de nos preocupar com o preconceito, com as mortes e em como gays, lésbicas e trans são tratados nas ruas e até mesmo dentro de casa. Precisamos de cada vez mais respeito”, afirmou a subsecretária de Políticas da Diversidade, Ana Marques.

Para Luciana Marinatti, fundadora da associação que leva seu nome, a ação traz uma visibilidade muito importante para o assunto. “Desde ontem, quando terminamos a pintura, já vieram diversas pessoas tirar foto, falar comigo, e isso é gratificante porque traz conscientização. Para alguns é só uma parede pintada, mas quem sabe o valor, a história que ela carrega, sabe que essas ações podem ajudar a salvar vidas. Aqui é um lugar de acolhimento, alguém pode bater na minha porta procurando por ajuda e iremos encaminhar para a SPD”, afirmou.

Todas as tintas foram doadas pela loja Rainha das Tintas. Além disso, em uma próxima ação, os voluntários irão pintar uma faixa de pedestres colorida, também em frente à associação.