Essas ações do Procon integram a Semana do Consumidor, iniciada na segunda-feira (13) e que prossegue até sexta-feira (17) com fiscalizações orientativas nas lojas da região central e a distribuição da placa 151, do Disque-Denúncia, nos estabelecimentos comerciais.
“É uma alegria imensa ter este público aqui no Dia Internacional do Consumidor após três anos sem a realização de palestras por causa da pandemia. O Procon é um órgão extremamente reconhecido no sistema nacional de defesa do consumidor por exercer um papel fundamental e de credibilidade nas relações de consumo junto ao munícipe”, afirmou a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.
Segundo a gestora, o Código de Defesa do Consumidor surgiu como uma esperança de um mundo mais justo e equilibrado. “No ano passado fizemos mais de 119 mil atendimentos nas três unidades do órgão e 70% desses casos foram solucionados”, revelou.
Ministrada pela representante da Diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon do Estado de São Paulo, Selma Amaral, a palestra tratou de temas cotidianos, como cobrança de dívidas, prazo de entrega, qualidade e garantia de produtos e serviços, cancelamento de contratos, entre outros. “A proposta foi pegar alguns aspectos do CDC e de outras legislações que interessam diretamente aos consumidores, já que é importante conhecer os direitos básicos como uma forma de se defender em conflitos que surjam no dia a dia. Muitas vezes conseguimos resolvê-los sem precisar chamar o Procon”, explicou Selma.
A pensionista Ana Lucia da Silva Lima, de 60 anos, assistiu atenta às orientações da palestrante. “Aproveitei bem as informações e tirei muitas dúvidas. Antes não sabia nada sobre meus direitos e muitas vezes reclamávamos na loja e não éramos ouvidos, porque não conhecíamos nada da lei e nos sentíamos desamparados”, contou a moradora do Jardim Bom Clima.