Saúde

Dia Mundial da Saúde Mental reúne cerca de 200 pessoas no Parque Fracalanza

Foto: Marcio Lino/PMG

Nesta segunda-feira (10) a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), celebrou o Dia Mundial da Saúde Mental com diversas atividades, oficinas e exposições no Parque Municipal Júlio Fracalanza. O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre trabalhadores, usuários dos serviços e familiares.

A programação contou com uma palestra de Roger Ribeiro, psicólogo especialista em dependência química com mais de 30 anos de experiência, que discorreu sobre cidadania e saúde mental. Em seguida houve uma apresentação de banda musical composta por usuários, familiares e trabalhadores dos serviços da RAPS, aula de lian gong, circuito com spa (UNG) e reflexologia podal e palmar (Reviva), além das oficinas de bijuterias (Centro de Atenção Psicossocial Osório César), serigrafia e de stencil art (Centro de Atenção Psicossocial Recriar) e exposições do projeto Tear e do Centro de Atenção Psicossocial Bom Clima.

A celebração visa à integração entre os serviços e à ampliação dos espaços de convivência em defesa do cuidado humanizado e em liberdade às pessoas em sofrimento psíquico. Como estratégias de cuidado, a RAPS propõe ações de reabilitação psicossocial, entendidas como um conjunto de práticas que visam a promover o protagonismo para o exercício dos direitos de cidadania pelos usuários e seus familiares.

Sobre a Rede de Atenção Psicossocial

A RAPS promove cuidado às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de drogas. A rede é composta por serviços e equipamentos variados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), com sete e quatro unidades em Guarulhos, respectivamente.

Posso ajudar?