Variedades

Dia Mundial do Brincar: Tempo para resgatar velhas brincadeiras tradicionais

Criado em 1999, o Dia Mundial do Brincar é celebrado por mais de 25 países no dia 28 de maio

"Telefone sem fio, amarelinha, pular corda, estátua, barra-manteiga, pular elástico, passa anel, pega-pega, dança das cadeiras e cabra-cega". Rodeados pelas novas tecnologias, muitas crianças desconhecem a maioria dessas brincadeiras. Pensando nisso, a FIG-Unimesp comemorará na próxima semana o "Dia Mundial do Brincar", 28 de maio, com o objetivo de resgatar a cultura e a memória por meio das brincadeiras.

"A data é muito importante para que a comunidade, os professores e os pais lembrem-se da importância da brincadeira para as crianças", afirmou a professora Sirlândia Reis de O. Teixeira, coordenadora do curso de Brinquedistas da FIG-Unimesp e uma das responsáveis pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (Núcleo Guarulhos).

Desde 2005, a FIG-Unimesp promove atividades para comemorar a data que ainda é pouco conhecida no Brasil. Contudo, neste ano, a instituição de ensino optou pelo tema "Brinquedos Tradicionais" e, além das brincadeiras hoje pouco conhecidas pelas crianças, haverá também oficinas de brinquedos e leitura de histórias.

"A brincadeira é para todos e auxilia nos adultos, aliviando o estresse, e nas crianças, mobilizando o corpo e a capacidade cognitiva. Além disso, faz com que os pais se aproximem mais dos filhos e os conheçam melhor", ressaltou a professora.

Segundo especialistas, o brincar também revela traços da cultura de um povo, estimula o tratamento mais humanizado em hospitais, aumenta a afetividade e conscientiza sobre a proteção da infância.

Crianças e adultos podem participar das atividades, basta comparecerem à brinquedoteca da FIG-Unimesp na próxima segunda-feira, dia 28, a partir das 19h30; e também na quinta-feira, 31, na Praça dos Estudantes, na própria instituição de ensino, a partir das 9h. Mais informações pelo 3544-0333, ramal 324 ou 328.

Toda comunidade junta brincando

Criado em 1999, o Dia Mundial do Brincar é celebrado por mais de 25 países no dia 28 de maio. A data visa estimular algo simples e natural, mas que precisa ser relembrado hoje em dia: brincar.

Nesta edição, a FIG-Unimesp pretende reunir um público de todas as idades para participar de atividades como oficina de peteca, contação de histórias, barra-manteiga, pega-vareta, corrida de saco, mímica, bolinha de sabão, passa anel, teatro de fantoches, telefone sem fio, entre outros jogos e brincadeiras sob supervisão de alunos do curso de Pedagogia da faculdade.

"No ano passado, procuramos passar o brincar para crianças com necessidades especiais. Neste ano, o objetivo é unir pais, alunos, professores e toda a comunidade para juntos relembrarmos as grandes brincadeiras do passado", ressaltou Sirlândia.

Posso ajudar?