Cidades

Dia Mundial Sem Carro tem pouca adesão dos motoristas guarulhenses

Sebastião Almeida e Atílio Pereira usaram transportes coletivos durante a data

A campanha do Dia Mundial Sem Carro, realizada nesta quinta-feira, teve pouca adesão pelos motoristas guarulhenses. A maioria dos condutores não tinha nem o conhecimento sobre a participação de Guarulhos na Jornada Internacional na Cidade Sem Meu Carro.

Para apoiar o evento mundial, o prefeito Sebastião Almeida (PT), foi para o trabalho de ônibus, acompanhado pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira. Almeida embarcou no ponto inicial da linha 720 – Pimentas/Shopping (via Cecap), no Internacional Shopping, e desceu no ponto de ônibus da avenida Monteiro Lobato próximo ao Adamastor Centro, no Macedo, onde participou da abertura da 4ª Guaruex.

De acordo com o prefeito, o Dia Mundial Sem Carro é uma data simbólica, mas serve para os motoristas refletirem. "É possível deixar o carro um dia em casa para mudar a qualidade do ar e proporcionar uma vida melhor para a cidade". O secretário acredita que a adesão da campanha será baixa no Brasil inteiro. "Infelizmente precisamos fazer mais divulgação de datas como esta para termos a participação de mais motoristas".

Diferente das pessoas que só deixam o carro em casa em datas especiais, o líder de produção, Antônio Ilmarques, 34 anos, utiliza a bicicleta em mais de um dia da semana para chegar até o emprego. "Prefiro usar a bike para fazer o caminho do trabalho. O carro uso por comodidade, quando não estou com muita disposição".

A advogada, Melissa Borba, 30 anos, não sabia sobre a campanha do Dia Mundial Sem Carro. "Se soubesse teria ido trabalhar de carona. No próximo ano farei minha participação". O chaveiro, Ricardo Nonato, 29 anos, também não tinha conhecimento sobre o evento mundial, e mesmo se tivesse não poderia aderir ao dia sem carro, pois precisa dele para trabalhar.

Posso ajudar?