Saúde

Dia nacional de Combate ao Câncer: alerta contra a doença

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir a enfermidade em suas várias manifestações

Hábitos como alimentação nada saudável, noites mal dormidas, nenhuma prática de exercícios físicos, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e tabagismo, comuns no cotidiano de muitas pessoas, integram os fatores de risco que desencadeiam, entre outras doenças, o câncer.

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, foi feito um novo alerta para a população sobre o tratamento e prevenção desta moléstia, que chega a aproximadamente 500 mil casos ao ano no Brasil.

De acordo com o mastologista José Roberto Fígaro Caldeira, pró-reitor de Desenvolvimento e Promoção à Saúde da Universidade Corporativa da Fundação Amaral Carvalho (FAC) o tipo de câncer mais frequente entre a população, de maneira geral, é o de pele, não melanoma. Outros tumores mais comuns – cerca de 50 mil casos por ano, são os de próstata (entre os homens) e mama (nas mulheres).

O tratamento dos tumores sólidos, geralmente é feito com cirurgias, quimioterapia e radioterapia, de acordo com a indicação para cada caso. Esses procedimentos podem ser agressivos, dependendo da fase de desenvolvimento do câncer. O mastologista afirma que hoje há tratamentos inovadores e mais direcionados, como terapia com anticorpos monoclonais, radioterapia conformacional e radiocirurgia. Contudo, a prioridade é a prevenção, arma fundamental no que se refere a combate ao câncer.

Ações preventivas

Caldeira explica que as pessoas devem estar atentas às medidas preventivas, pois quanto mais precocemente o câncer é diagnosticado, maiores são as chances de cura e de realização de tratamentos menos agressivos. O médico relaciona algumas ações importantes de prevenção:

– Pratique atividades físicas;
– Mantenha uma alimentação de qualidade (muitas frutas, legumes e verduras, além de evitar carnes vermelhas com gorduras);
– Evite bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas;
– Não abuse de hormônios para o tratamento da menopausa (quando indicados);
– Evite o tabagismo;
– Se possível, tenha filhos antes dos 30 anos e amamente-os durante o primeiro ano de vida.

Posso ajudar?