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Diagnóstico e Melhoria – Alavancando o Resultado de Sua Empresa

Artigo de Marcelo Paranzini, Gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos

Muitos empresário chegam a identificar que sua empresa chegou em um momento em que não tem mais os mesmos resultados ideais e passam a questionar-se quanto a sua empresa ainda ser lucrativa.

Empresários, acalmem-se, pois isto é uma situação corriqueira no mundo empresarial e é natural. O que não é natural e não pode ocorrer é a situação ser algo aceitável para o empresário, concluir que isto é normal e seguir em frente. Este é justamente o momento para o empresário entender que precisa colocar em prática ações para mudança nos processos da empresa. E como fazer isto? É difícil? É necessário capital financeiro para investir rumo a estas mudanças?
Mais uma vez tudo favorece ao empresário que identificou este momento e está disposto a buscar as mudanças para sua empresa, pois só precisará continuar fazendo o que já faz: trabalhar por sua empresa para encontrar o meio de atender suas necessidades sem grandes investimentos. É uma ação simples, dividida em cinco passos, passos estes que o empresário poderá sempre recorre a ajuda de um técnico do Escritório do Sebrae-SP em Guarulhos:
1º) Realizar um diagnóstico – O diagnóstico na empresa é como um check-up que nós, seres humanos, em determinados momentos de nossas vidas realizamos: saber se estamos bem e/ou do que necessitamos para ficar bem. O empresário pode obter este diagnóstico gratuitamente, sem nenhum investimento, basta ele preencher um autodiagnostico.
2º) Planejar as ações de melhoria – De acordo com o resultado do diagnóstico, a empresa irá propor ações que melhorem sua situação atual, melhorando assim seus resultados.
3º) Implementar as ações planejadas – Decorrente do 2o passo, onde já foram planejadas as ações, basta ao empresário coloca-las em prática dentro de sua empresa, e sentindo a necessidade de uma ajuda.
4º) Acompanhar as ações implementadas – As ações implementadas no 3o passo, deverão ter o acompanhamento do empresário, visando subsidiar os recursos necessários para que as mesmas sejam praticadas na empresa.
5º) Medir os resultados – Após implementar todas ações, e decorridos 12 meses da aplicação do diagnóstico, o empresário deve aplicar novamente o mesmo autodiagnostico (1º Passo), e neste momento, receberá um resultado que além de apontar novas prioridades de ações, identificará para o empresário o quanto houve de melhoria após a s ações serem implementadas, pois terá um resultado do diagnóstico antes e outro depois.
Assim, inicia-se novamente o ciclo passo a passo (1º já aplicado dentro do 5º passo e na sequência do 2º  ao 5º), e desta forma, a empresa estará implementando um processo denominado “Melhoria Contínua”, processo este, que hoje e sempre, caso seja implementado, será o ponto crucial para a sobrevivência da empresa. Caso não sendo implementado, no mínimo, levará a estagnação da mesma, ou até à mortalidade (encerramento/fechamento da empresa).
Os diversos ofensores na empresa culminam na não obtenção dos resultados esperados, muitas vezes nem são percebidos devido a outras prioridades e ocorrências que surgem dia a após dia na empresa e são o foco das atenções (dentro de uma empresa geralmente vive-se “apagando incêndios” e não a prevenção para não incendiar).
Desta forma, não deixem de realizar o check-up (autodiagnostico gratuito) anual de sua empresa e de torná-la lucrativa ao longo dos anos, procure o Sebrae-SP.


 

Marcelo Paranzini, Gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos

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