Diante da falta de ação dos demais órgãos públicos no atendimento dos afegãos acampados no aeroporto, a Prefeitura de Guarulhos encaminhou nesta quarta-feira (25), 53 pessoas para realização de higiene pessoal, na sede da Associação Atlética Flamengo Guarulhos. Parte dessas pessoas permanece no aeroporto aguardando acolhimento por mais de três semanas.
“Nós solicitamos ajuda a diversos órgãos públicos, incluindo os governos federal e estadual, e para a própria GRU Airport e ninguém nos retornou sobre a questão dos banhos. Dessa forma, a municipalidade resolveu estender o apelo a instituições parceiras e a Flamengo Guarulhos nos atendeu cedendo os banheiros e vestiários”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante.
Dois ônibus da Prefeitura foram utilizados para transportar as famílias e seus pertences à sede do time, no Gopoúva.
Segurança alimentar
Assim que os afegãos são referenciados no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, equipamento da Prefeitura de Guarulhos dentro do aeroporto, é iniciada a busca por vagas junto ao governo estadual, responsável por gerenciar tal acolhimento.
Enquanto permanecem no aeroporto, a Prefeitura de Guarulhos garante a segurança alimentar dos refugiados com café da manhã, almoço e jantar, além de entregar kits com materiais de higiene pessoal, água e cobertores. Colaboradores e voluntários realizam a entrega de refeições aos finais de semana.
Acolhimento
Guarulhos possui atualmente 257 vagas para acolhimento de migrantes e refugiados, sendo 207 geridas pela municipalidade e outras 50 pelo governo estadual. No momento, todas estão lotadas.
Vivendo em abrigos da cidade, os afegãos contam com auxílio na provisão de documentos como CPF e regularização da situação no país. Eles também recebem todo suporte e atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde, além de cursos de português.