Política

Diap aponta quatro guarulhenses com mais chances de chegar à Câmara Federal

Os candidatos são Jorge Tadeu Mudalen, Waldomiro Ramos, Janete Pietá e Carlos Roberto

Os candidatos a deputado federal de Guarulhos, Carlos Roberto (PSDB), Janete Rocha Pietá (PT), Jorge Tadeu Mudalen (DEM) e Waldomiro Ramos (PTB) aparecem em levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), órgão independente que atua em Brasília, com mais chances de eleger no próximo dia 3 de outubro. O trabalho, divulgado nesta semana, identifica 812 candidatos com chance de vitória para as 513 cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados. A pesquisa abrange as 26 unidades da Federação e também o Distrito Federal.

Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para as 513 vagas. Entre os quatro candidatos guarulhenses que aparecem com chances reais de vitória, destaque para a disputa que existe na cidade entre situação e oposição. Enquanto Janete tem o apoio da máquina administrativa municipal, Carlos Roberto se fortalece entre os eleitores que rejeitam o PT. Waldomiro, que no início desta década aparecia como forte nome de oposição ao ex-prefeito Elói Pietá (PT), hoje – assim como Janete – faz dobrada com o candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito Sebastião Almeida (PT), Alencar Santana. Já Tadeu, que apoiou Carlos Roberto no segundo turno das eleições municipais de 2008, apesar de ser de Guarulhos, não tem mais uma atuação marcante no município.

O levantamento é realizado com base em informações qualitativas e quantitativas, mas não possui caráter de pesquisa eleitoral nem a pretensão de ser conclusivo. O Diap considera o desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições; os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e pesquisas eleitorais.

Reeleição – A metodologia utilizada pelo Diap considera como candidatos competitivos todos os 406 atuais deputados que concorrem à reeleição. Por isso aparecem os nomes de Jorge Tadeu e Janete. A distribuição por gênero identifica que 78 mulheres estão bem cotadas para ocupar, cada uma, uma vaga na Câmara Federal.

Por partido, o PT, que ocupa em todo o Brasil a terceira colocação de candidatos lançados para a disputa da Câmara Federal, aparece em 1º lugar no ranking. O partido lançou 371 candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal e 137 deles têm chances de serem eleitos.

O PMDB, que aparece em 2º lugar com chance de eleger deputados federais, também ocupa a 2ª posição de maior quantidade de candidatos lançados. O partido lançou 422 candidatos e 115 têm chance de eleição.

O terceiro partido com maior chance de eleger deputados federais é o PSDB, que lançou 323 candidatos. O partido, que ocupa a 7ª posição no ranking nacional de candidatos lançados para a disputa de cada uma das vagas da Câmara dos Deputados, tem chance de eleger 87 candidatos.

O fato de o nome aparecer na lista, entretanto, não significa garantia de eleição, até porque as coligações e a exigência de quociente eleitoral podem alterar significativamente as chances de candidatos bem posicionados em seus partidos, mas com menor desempenho eleitoral do que outros da mesma coligação. As chances destes nomes devem ser analisadas a luz do número de vagas a serem alcançadas por seus partidos e coligações.

O levantamento do Diap aponta que a coligação formada por DEM, PPS e PSDB, em São Paulo, deve eleger entre 23 e 30. Só o PSDB de Carlos Roberto tem condições de emplacar de 16 a 20 cadndidatos, enquanto o DEM de Tadeu contribuirá com cinco a sete cadeiras. O PT de Janete pode fazer entre 19 e 26. O PTB de Waldomiro fará de quatro a seis parlamentares. Atualmente o PSDB tem 16 federais eleitos, o DEM, quatro; o PT, 12, e o PTB apenas um.

Posso ajudar?