Cinema

“Diário de um jornalista bêbado” adapta clássico da contracultura

Baseado na obra de Hunter S. Thompson, longa traz Johnny Depp no papel principal

Uma das primeiras lições que se aprende do jornalismo é a objetividade. Ao narrar um fato, o repórter deve manter sua opinião em segundo plano. Pois um dos maiores clássicos da literatura relacionada ao jornalismo vem de um cara que ignorou completamente essa regra em sua carreira: "Diário de um Jornalista Bêbado", de Hunter S. Thompson, cuja adaptação chega nesta semana às telas.

Na "vida real", Thompson, provavelmente o mais representativo profissional do jornalismo gonzo – em que as vivências e digressões do repórter são tão relevantes quanto o tema da reportagem em si – começou sua carreira num jornal da Força Aérea e terminou escrevendo artigos para a Rolling Stone americana. Teve também grande influência na chamada "geração beat" e na contracultura de forma geral. Em "Diário", ele narra a trajetória de Paul Kemp (Johnny Depp, amigo pessoal do autor e que já havia interpretado o protagonista da obra de Thompson em "Medo e Delírio"). Entre as décadas de 1950 e 1960, ele se cansa de viver na Nova York permeada pelo "sonho americano" e pelaconservadora doutrina de Dwight Eisenhower e resolve ir para Porto Rico. Com clara inspiração no período que Thompson passou no Caribe, o enredo trata, de um lado, da espiral de drogas, rum, sexo e psicodelia em que Kemp se envolve enquanto trabalha no pequeno San Juan Daily News. De outro, tece uma ácida crítica à forma como os EUA dominam a política e a sociedade locais. Aaron Eckhart (de "Batman – O Cavaleiro das Trevas") atua como Sanderson, um dos "colonizadores" e Amber Heard (de "Zumbilândia") faz sua mulher, que se envolve com o protagonista. A direção é de Bruce Robinson de "Os Desajustados".

O Diário de um Jornalista Bêbado (The Rum Diary). EUA, 2011.Direção de Bruce Robinson. Com  Johnny Depp, Aaron Eckhart, Michael Rispoli, Amber Heard. Vinny Filmes.

Posso ajudar?