Cidades

Dias de trovão

Se o boletim de risco meteorológico emitido ontem pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estiver correto, os próximos dias serão sombrios. Sem precisar o local exato, o órgão deixa claro que “novas instabilidades formam-se em todo Estado de São Paulo, causando chuvas fortes com descargas elétricas e rajadas de ventos. São previstos riscos de transtorno em todas as regiões, merecendo atenção especial as que já receberam níveis elevados nos últimos dias”.
 
 Prepare-se
 
 Caso Guarulhos seja uma das regiões atingidas, o cidadão precisa se preparar para o pior. As chuvas que caíram por aqui nos últimos dias de 2015 e primeiros de 2016 deixaram várias regiões da cidade em situação bastante precária. Não se vê uma resposta rápida do poder público municipal. Há informações de estradas, como a do Morro Grande, além da já destruída Água Chata, que beiram o caos. O bairro Água Azul, por exemplo, teme pelo isolamento completo.
 
 
 Tragédias anunciadas
 
 Basta dar uma volta pela cidade para perceber que os córregos, por onde correm esgoto a céu aberto, chegaram ao verão sem qualquer preparo prévio. Tomados por muito mato e entulho, são o cenário perfeito para transbordamentos. Fora as áreas com riscos de deslizamento. No último final de semana, houve enchentes na região do São João, Pimentas, entre outros locais. Depois, dizem que a culpa é da natureza.
 
 
 Acendendo velas
 
 Enquanto isso, em seu último ano de mandato, o prefeito Sebastião Almeida (PT), em férias desde ontem, deixa o rojão nas mãos do vice, o secretário municipal de Saúde, Carlos Derman. Em anos passados, quando temporais atingiram Guarulhos neste mesmo período, foi o substituto que teve que levantar da cadeira, arregaçar as mangas e tentar minimizar o caos. A situação só não irá se repetir caso São Pedro seja benevolente com o município.
 
250
 
Este é o número de famílias que vão deixar a comunidade Boa Vista na estrada do Elenco hoje em ação de reintegração de posse já confirmada pela PM
 
 
 
“Olha que maldade. Não tem autoridade nenhuma para ajudar. Os moradores saindo tudo, crianças jogadas. E esse prefeito que só fala que ajuda todo mundo e não ajuda ninguém”
 
 Moradora da comunidade Boa Vista na iminência de deixar a ocupação sobre a frustração que teve com o prefeito Sebastião Almeida que prometeu em dezembro ajuda a grupo que foi a seu gabinete
 

Posso ajudar?