Comportamentos que desrespeitam as regras de segurança podem pôr em xeque todo um sistema preventivo e deixar abertas as portas para a criminalidade. O melhor resultado em segurança é alcançado ao equalizar a implantação de sistemas eletrônicos com meios humanos e organizacionais (normas e procedimentos). Nessa tríade, as atitudes dos condôminos ganham destaque, assim como a de porteiros e vigilantes.
Todo o esquema preventivo começa no controle de acesso. É por ali que entram e saem todos os moradores, prestadores de serviços e visitantes. É também por ali, motivado pela falta de estrutura técnica e organizacional, que entram as ameaças. Normalmente o acesso de criminosos é facilitado pela postura inadequada de empregados e moradores. “É pelo funcionário que vai colocar o lixo na rua e deixa o portão aberto ou o morador que sai sem trancar a porta”, por isso, as empresas de serviços terceirizados estão investindo em capacitações de profissionais para condomínios. Muitas vezes, moradores reclamam que os porteiros barraram parentes, mas essa é a determinação que os síndicos repassam a eles. Se alguém burlar a regra, será aplicada advertência e multa. No condomínio, corretores só entram com ofício da imobiliária. Nenhum tipo de entregador sobe.
Orientações da Polícia Militar
• Para que sejam eficazes, é importante que as normas de segurança do condomínio sejam de conhecimento de todos os moradores. Estes devem compreender as regras e praticá-las
• Os acessos do condomínio, áreas comuns abertas e as garagens devem ser bem iluminadas
• Locais críticos ficam mais seguros se monitorados por câmeras de segurança e sistemas de alarmes
• Estranhos ao condomínio devem ser identificados antes da entrada. Recebimento de materiais (pizza, flores, encomenda) deve ser em área própria, sem contato físico com o entregador
• Porteiros e demais funcionários devem ser orientados sobre as artimanhas utilizadas pelos infratores e as providências a serem tomadas em caso de suspeita de crime
• Pessoas e veículos em atitude suspeita nas imediações do condomínio devem ser informados à Polícia Militar (disque 190)
Aos funcionários
• Estranhos devem ser atendidos com os portões fechados e do lado de fora, preferencialmente sem a possibilidade de contato físico
• Pessoa estranha que pretenda visitar o morador, deve previamente ser identificada e autorizada pelo morador
• Atenção especial deve ser dada aos momentos de coleta de lixo, entrega de correspondência (correios), serviço de água, energia, gás, internet, telefonia, tv a cabo. Muitos infratores usam desses expedientes para acessar o condomínio;
• Os portões não devem ser abertos com a presença de pessoa em atitude suspeita na proximidade. Avise à polícia
• Conhecimento sobre segurança é importante para todos, especialmente aos porteiros.
Aos moradores
• A percepção do morador de que é peça importante na segurança de todos é fundamental
• O “olho mágico”, na porta do apartamento, contribui muito para a segurança do morador
• Altos valores em dinheiro na residência, objetos à mostra no interior do veículo na rua e depois na garagem do condomínio, podem despertar a atenção dos infratores e atentar contra a segurança de todos
• Na saída da visita, certifique-se de que as entradas foram fechadas
• Estranhos não devem ser informados dos hábitos dos moradores
• Ao fazer a lista de seus convidados para confraternizações em casa ou salão de festas, pense na segurança de todos
• Se for vítima de crime, mantenha a calma, não discuta nem reaja. Assim que tiver condições, ligue imediatamente para o telefone 190, procurando manter a calma e relatar o ocorrido, se possível, com características físicas e vestes dos infratores, bem como, dados do veículo utilizado na fuga, se for o caso.
Dealer Sindicância Profissional. EFICIÊNCIA no cuidado com seu condomínio.
www.sindicoprofissional.emp.br
Ricardo Abdalla – Síndico Profissional