Apesar das diversas festas e blocos espalhados pelas ruas, o carnaval só acontece na próxima semana entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Será que você está preparado para cair na folia e acompanhar este dias de maratona ?
O GuarulhosWeb conversou com a professora Rosa Andrea Laiso, fisiologista e docente da UnG, que deu dicas para que o folião consiga curtir o carnaval sem medo da quarta-feira de cinzas.
Além da hidratação que é muito importante Rosa explica que levar alimentos práticos e saudáveis para a festa é essencial “estes alimentos são capazes de manter sua energia deixando o seu organismo com a fisiologia equilibrada para curtir toda folia do carnaval” explicou.
Um exemplo são as barras energéticas, segundo Rosa elas são excelentes para aumentar o nível de energia do corpo, pois são ricas em carboidrato e servem como um “combustível” para o corpo.
Outro problema encontrado pelos foliões é acordar depois da agitação do dia anterior. A fraqueza e o cansaço podem aparecer nesta fase “você precisará de energia para dar aquela despertada” explicou Rosa.
A opção é balancear o cardápio do café da manhã com frutas como acerola, laranja, açaí e Guaraná. Além disso, outra opção são os suplementos a base de vitaminas e minerais que geralmente são vendidos em garrafinhas chamadas isotônicos.
Rosa alerta que as dicas são para pessoas que desejam se divertir, mas sem abusos. Por isso os isotônicos estão liberados sem economia. “Alimentar-se antes do consumo do álcool para diminuir os efeitos danosos do excesso e descansar o corpo de tempos em tempos são pontos cruciais” completa.
Outra dica importante da especialista é não abusar de comidas pesadas antes de cair na folia como feijoada, carne vermelha e lanches gordurosos “o consumo de comidas pesadas aumenta a temperatura corporal, exigindo muito do organismo, o que pode causar mal-estar e indigestão, assim a necessidade de ingerirmos alimentos ricos em vitaminas e sais minerais será perfeito para repor o que foi eliminado” explica a fisiologista.
Para quem pretende suar a camisa atrás dos trios neste feriado, Rosa da à dica de roupas que tenha tecido em dry-fit “este material garante alta absorção de suor do corpo e além de mantê-lo seco e com temperatura estável com isto conseguimos também uma economia de água” completa.
E para finalizar Rosa manda um recado aos festeiros “bom carnaval bebam muita água sem moderação, mas não esqueçam de economizar no banho”.
Folião
Fernando Bastos, de 27 anos, morador do Jardim Vila Galvão é um apaixonado pelo carnaval “gosto de viajar nesta época, com amigos para lugares agitados, um exemplo é salvador onde o foco é realmente curtir a "bagunça" do carnaval” explicou.
Mas Fernando contou a nossa equipe que durante a folia costuma ingerir bebidas alcoólicas, e não costuma se cuidar como deveria “dificilmente tomo água quando estou ingerindo bebida alcoólica” contou.
A conseqüência desta falta de cuidados é a famosa ressaca “logo ao acordar o corpo está cansado e estou com ressaca, porem como temos mais dias de folia, ai sim me hidrato com muita água para começar de novo” divertiu-se.
Para driblar estes efeitos do dia seguinte Fernando contou que costuma além de se hidratar muito, toma remédios que prometem curar os sintomas do abuso com bebidas alcoólicas.
Dicas do especialista para cair na folia:
• Beba bastante líquido para hidratar o corpo, nunca esquecendo que a água é muito importante
• Faça uma alimentação balanceada. Coma muitas frutas e cereais.
• Evite misturar bebidas destiladas com bebidas fermentadas. A ressaca é forte no dia seguinte. E você não quer perder nenhum dia de Carnaval, não é?
• Álcool e direção não combinam. Evite dirigir se tiver bebido
• Evite se expor demais ao sol. Use sempre protetor solar.
• Use roupas leves.