O verão está chegando e, com ele, o calorão. Para aguentar o clima, muitos apelam para o uso intenso do ar-condicionado.
O equipamento está presente em diferentes ambientes: shoppings, lojas, casas, meios de transporte, locais de trabalho etc. Contudo, definir a temperatura do aparelho no meio corporativo pode gerar alguns conflitos. Separamos algumas dicas para ajudar a manter a boa convivência na empresa. Confira!
1. Comunicação é a base de uma boa convivência. Então, antes de decidir fazer qualquer alteração de temperatura do ar-condicionado, pergunte aos seus colegas se todos estão de acordo com a mudança.
2. No ambiente de trabalho, o bem-estar coletivo é mais importante que o individual. Sendo assim, leve um casaco para o caso de sentir frio.
3. Antes de ligar o ar-condicionado, verifique se o ambiente externo está refrigerado. Isso contribui para a diminuição de gastos e para o bem-estar de todos.
4. Tenha consciência de que o calor excessivo interfere na produtividade e impactará no rendimento da sua equipe.
5. Verifique se é realmente necessária a utilização do equipamento, e também se a temperatura está de acordo com a legislação da ANVISA, que determina que deve estar entre 19º e 23º no verão.
6. Por fim, sugira a manutenção do equipamento, que deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante. A estimativa é que os filtros do ar-condicionado sejam limpos uma vez por mês, e que a troca seja feita a cada três meses. Isso evitará a proliferação de doenças e complicações respiratórias.