Ao justificar a contratação de médicos em caráter emergencial, o secretário municipal da Saúde, Carlos Derman, argumenta que a preferência dos profissionais da área médica por outras localidades torna mais difícil a contratação por meio de concurso público no município. "As vagas emergenciais surgem por não conseguirmos contratar em concurso público", disse.
Questionado a respeito de um déficit desses profissionais para atendimento na rede pública da cidade, ele diz que "há mais médicos hoje do que na administração anterior". Conforme publicado na edição de ontem do Guarulhos Hoje, o vereador José Mário, secretário da Comissão Técnica Permanente de Higiene e Saúde Pública, frisa que a cidade sofre com o déficit de cerca de 500 médicos na rede pública. "Os salários são muito baixos, por isto o mercado oferecido pelo município não é atrativo aos médicos", afirma Mário.
Emergência – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no Diário Oficial do último dia 20, a abertura de 34 vagas para contratação emergencial de médicos de diferentes especialidades. Derman estima que apenas 700 médicos, aproximadamente, residem em Guarulhos, sendo que aqueles de outras cidades, muitas vezes, não querem vir para o município. Atualmente a administração pública tem mais de 900 médicos contratados.
Parceria – Na tarde desta terça-feira, a Prefeitura inaugurou uma Clínica Ortopédica e de Reabilitação. O novo aparelho público é fruto da parceria da administração municipal com o Hospital Nipo-Brasileiro. "É um espaço com o mesmo padrão do Nipo-Brasileiro disponível à população guarulhense", disse o prefeito, Sebastião Almeida.
A expectativa da Prefeitura é de que a unidade atenda em média de dois mil pacientes por mês. Aqueles encaminhados pelo Hospital Municipal de Urgências (HMU) e pelo Hospital Municipal da Criança (HMC) terão prioridade no atendimento. A clínica está localizada na avenida Bom Clima, nº 182. Seu funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
A unidade terá serviços de assistência ambulatorial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de ortopedia, acupuntura, reabilitação ortopédica, além de exames radiológicos e tomografias.