A presidente Dilma Rousseff emitiu nota oficial de pesar pela morte da crítica teatral Barbara Heliodora, ocorrida na madrugada desta Sexta-feira. 10. “Recebi com pesar a notícia da morte da grande crítica teatral Barbara Heliodora. Ela teve um papel fundamental no desenvolvimento e na qualificação do teatro brasileiro nas últimas seis décadas”, cita a nota da presidente.
Conforme a declaração de Dilma, as críticas de Bárbara, “mais do que uma análise técnica da arte de encenar, foram declarações de amor ao teatro, sentimento que ela sempre fez questão de ressaltar”. “Aos familiares, amigos e à comunidade teatral brasileira, à qual se destina o legado de Barbara Heliodora, os meus sentimentos, meu abraço de conforto e a minha solidariedade”, conclui a nota.
A pesquisadora, tradutora e crítica teatral Barbara Heliodora morreu nesta sexta-feira, às 5 horas da manhã, aos 91 anos. Ela estava internada no hospital Samaritano, no Rio, desde 23 de março. O corpo será velado a partir das 8 horas de sábado, 11, no cemitério Memorial do Carmo, no bairro do Caju, na zona portuária do Rio. A cremação está prevista para as 15 horas, no mesmo local.