O ciclista Jonas Vingegaard conquistou o bicampeonato da Volta da França. O dinamarquês já havia praticamente consolidado o título após a 20ª e penúltima etapa e, nesse domingo, só teve que administrar para faturar a prova de 2023.
Aos 26 anos, o atleta da equipe holandesa Jumbo-Visma se torna o grande nome do esporte do seu país e da Europa no momento. Ano passado, ele já fora responsável em acabar com um jejum justamente de 26 anos sem que um dinamarquês fosse campeão do Tour.
Vingegaard completou o percurso de 21 etapas em 82h05min42s, pouco mais de sete minutos à frente do segundo colocado, o esloveno Tadej Pogacar, do time Emirates (82h13min11s). O inglês Adam Yates, também da Emirates, ficou em terceiro, a 10min56s do dinamarquês.
Na última etapa, nesse domingo, a vitória só ficou conhecida graças ao photo finish: o belga Jordi Meeus ganhou com o tempo de 2h56min13s, seguido pelo compatriota Dylan Groenewegen e o dinamarquês Mads Pedersen.
A Volta da França é a mais tradicional prova de ciclismo do mundo. Em 23 teve um percurso de 3.401,3 km e foi dividida em 21 etapas.
Demais títulos distribuídos na Volta da França:
Camisa verde (para quem acumulou mais pontos): Jasper Philipsen, da Bélgica (377 pontos).
Camisa branca com bolinhas vermelhas (montanhista): Giulio Ciccone, da Itália (106 pontos)
Camisa branca (mais jovem, com menos de 25 anos): Pogacar, da Eslovênia.
Equipes: Jumbo-Visma (247h26min17s)