O Centro de Memória Bunge promove, no dia 22/06, às 10h, o primeiro, de quatro eventos, das Jornadas Culturais 2022, que este ano terão como tema central os Direitos Humanos. Para falar sobre “Atuação em redes e parceria – Soluções para ampliar ações em instituições que trabalham com memória”, o encontro virtual terá participação de Marcos Terra, diretor-executivo do Museu da Pessoa, acervo virtual e colaborativo, aberto a toda e qualquer pessoa que queira registrar e compartilhar sua história de vida; e Rosa Richter Diaz, gerente de projetos do Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado; com mediação de Viviane Morais, historiadora do Centro de Memória Bunge.
“Os Direitos Humanos incluem também o direito às liberdades, liberdade de opinião e expressão, liberdade artística. E o trabalho em rede de instituições culturais, aliado ao investimento nos indivíduos como agente de transformação, é fundamental para a construção de uma cultura colaborativa, de manutenção desses espaços”, ressalta Claudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. Para a executiva, trazer a experiência do voluntariado e do trabalho em rede para o primeiro encontro é extremamente relevante para apoiar instituições culturais nos desafios que enfrentam diariamente para permanecerem atuantes em suas comunidades.
Iniciadas em 2004, as Jornadas Culturais são palestras e oficinas gratuitas sobre preservação, conservação e divulgação de acervos históricos e culturais. Nestes 18 anos, foram quase 100 eventos gratuitos, que reuniram mais de 7 mil pessoas, ministrados por especialistas com ampla atuação em suas áreas, contribuindo na formação de profissionais e no desenvolvimento das instituições de memória.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: https://airtable.com/shrUcVbDBKfcyOKDC