Com a permanência do Flamengo na Série A3 do Paulistão, após o time ficar sem chances de terminar entre os dois primeiros do Grupo 4 da fase semifinal, uma dúvida pairou sobre a cabeça do torcedor rubro-negro: será que a parceria com o Corinthians acabou? Segundo o diretor do futebol de base do Timão, Fernando Alda Braghiroli, responsável pelo convênio entre os clubes, a parceria para o ano que vem deve ser confirmada.
O Flamengo abriu mão de sua participação na Copa Paulista, torneio realizado no segundo semestre entre equipes das três divisões que não estejam disputando o Campeonato Brasileiro, para que o Corinthians”B”, formado pelos mesmo jogadores que vestiram a camisa do Flamengo no Paulista, entre em campo. O presidente Nasser El Fakih disse que o clube não jogará por falta de apoio financeiro.
“O que nós tivemos foi pouco tempo para montar a equipe, além do começo ruim na competição”, afirmou Braghiroli ao HOJE. Ele elogiou a campanha da equipe na competição. “Fomos diferente do Osasco, por exemplo, que começou bem e terminou mal”, continuou.
Sobre a continuação da parceria ano que vem, Braghiroli foi além. “Continua em 2012 e quem sabe até 2013. Até porque ainda não terminamos os acertos de infra-estrutura e estou resolvendo algumas coisas do alojamento”, relatou.
Em relação à equipe que jogará a A3 do próximo Paulistão, o dirigente corintiano disse que, possivelmente, muitas figurinhas serão repetidas. “O time de 2012 será formado pela base que jogará a Copa Paulista pelo Corinthians ‘B, mais as eventuais contratações”, finalizou.
Moraes comandará “timão B” na Copa Paulista
Após o jogo do próximo domingo contra o Grêmio Osasco, o último do Flamengo na série A3, o técnico Ronaldo Moraes vai assumir o Corinthians B, que disputará a Copa Paulista no lugar da equipe guarulhense. “Eu sou funcionário do Corinthians, com registro em carteira lá e sou técnico do sub-23”, disse.
Porém, o treinador prefere não falar dos planos para o torneio e diz que seu foco ainda é o Corvo. “Só vamos começar a pensar a Copa Paulista depois da última partida. Ainda temos mais um jogo contra o Osasco e vou honrar a camisa do Flamengo até o final. O campeonato ainda não terminou”, frisou.
O time guarulhense ficou sem chances de subir a partir da rodada de quarta-feira, quando perdeu em casa para a Santacruzense por 5 a 3 e permaneceu com seis pontos. A equipe do interior chegou aos 12 pontos e garantiu o acesso, junto com São Carlos, que empatou com o Osasco em 1 a 1 e ficou com 10 pontos. No domingo, os dois times brigam pela primeira posição do grupo, que dará o direito de disputar a final da A3 contra o vencedor do Grupo 3, ainda indefinido.
O treinador avalia sua passagem pelo Flamengo de forma positiva, já que pegou a equipe no início do segundo turno na zona de rebaixamento e levou o grupo às semifinais. “Quem acompanha o time desde o começo da competição deve ter visto uma mudança no comportamento da equipe”, diz.
Ronaldo também ressaltou a força do grupo. “O time chegou até aqui por mérito dos jogadores que sempre entraram em campo com empenho. Nos treinos nunca foi preciso pedir aos garotos que corressem mais e se entregassem mais. Eles sempre fizeram isso”, elogiou.