Cidades

Diretor do GRU Convention lançará guia 100 lugares para conhecer em Guarulhos

O Guia 100 Lugares para conhecer em Guarulhos, trabalho autoral do professor e turismólogo Danilo Duarte Ramalho, diretor executivo do Guarulhos Convention e Visitors Bureau (GRU Convention), será lançado dia 21 de novembro em evento para a imprensa. 
 
O objetivo do GUIA é fazer com que o guarulhense conheça mais a sua cidade e desta forma passe a valorizá-la. O Guia tem 164 páginas e é divido nas seguintes categorias: Arquitetura, Artistas e Coletivos de Arte, Compras, Espaços Culturais, Esporte e Recreação, Eventos, Experiências, Gastronomia e Áreas Verdes.
 
O Guia é fruto de uma pesquisa de 10 anos e vivência no turismo em Guarulhos através da atuação do autor em entidades de apoio ao Turismo como o: GRU Convention, o COMTUR Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos e a AAPAH (Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico). Para esta última entidade foi publicado em 2014 um texto sobre a campanha mundial “100 Happy Day’s”. 
 
 
DISTRIBUIÇÃO
O Guia será vendido a R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Estará disponível nas principais bancas e livrarias de Guarulhos. Para quem desejar um original também poderá solicitar através da FANPAGE OFICIAL: fb.com/GRU100Lugares
 
Além disso grande parte será distribuído aos patrocinadores, aos hotéis, agências de viagem, restaurantes, salas VIP no Aeroporto, alunos e famílias do Colégio Carbonell, membros da Associação Comercial, GRU Convention e AAPAH.
 
1.000 unidades serão doadas ao Departamento de Turismo – Prefeitura Municipal de Guarulhos para fins de promoção da cidade.
 
LANÇAMENTO
No dia 21 de novembro, terça-feira haverá um cocktail e evento fechado de lançamento para convidados, patrocinadores, autoridades, empresários e imprensa no Teatro Padre Bento. 
Um cerimonial entregará placas indicativas aos principais parceiros e patrocinadores do Guia.  A seguir os contemplados:
 
∙ ACE Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos
∙ Alerta Paintball
∙ Bimi Sushi
∙ Boteco Asinha
∙ Cá Te Espero
∙ Casteluche: Adega, Restaurante e Show
∙ Choupana
∙ Colégio Carbonell
∙ Dolce Vitta Estética e SPA Urbano
∙ Eper Group
∙ Esquina Bar e Gastronomia
∙ Gabriela Calçados
∙ Guarulhos Convention e Visitors Bureau
∙ Izumi Sushi
∙ Johnny Hudson Burguer
∙ Kess Buffett
∙ Kopenhagen
∙ Livraria Guarulivros
∙ Marechal Choperia & Butiquim
∙ Maria Cereja
∙ Mizu Sushi
∙ Neliu’s Grill
∙ Nonetto Ristoranti
∙ O Postinho
∙ Padaria City Bread
∙ Padaria Favos D’Mel
∙ Peixaria San Paolo
∙ Ponto Ka
∙ Projeto Tear
∙ Restaurante Saravá
∙ Sauna Paineras
∙ Schoppen Beer & Food
∙ SPA Julio Ganiko
∙ Teatro Adamastor
∙ Tifany Bistrô
∙ UPTIME – Comunicação em Inglês
 
 
O conteúdo deste texto que ressalva os objetivos deste guia está na introdução e pode ser visto na íntegra aqui:
Patrimônio, história e turismo são disciplinas que se complementam. As convergências destas áreas feitas de forma responsável tornam qualquer lugar do mundo uma experiência de vida inesquecível. A viagem mais marcante que você já fez ou ainda irá fazer é aquela em que lavamos a alma no descanso, no prazer, na sensibilidade e no conhecimento. Tudo acontecendo ao mesmo tempo.
Cidades históricas, patrimônios naturais, locais de memória são espaços que se tornaram importantes somente quando um “outro” o reconheceu. São locais que passaram a ser visitados e ganharam encantamento através de um olhar sensível de quem por ali enxergou significado. Muitas vezes para população residente nada mais é do que um cenário da sua rotina. Muitas vezes, simplesmente, corremos pela nossa cidade por vários patrimônios e nem sequer notamos a importância dele. Falta o olhar de alguém para dizer: isto é importante!
Em 2014 escrevi um texto para a AAPAH (Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico), uma entidade filantrópica que trabalha em prol da cultura, identidade e história de Guarulhos. Busquei reconhecer em lugares, pessoas e memórias aquilo que passa despercebido na rotina do dia a dia na cidade, um exercício que só se faz multidisciplinarmente.
Quantas vezes não ouvimos falar: o guarulhense não valoriza sua cidade, o guarulhense não prestigia sua cidade. Será verdade? 
A seguir, no ritmo da campanha mundial viral #100happydays porque não provocar nosso munícipe a visitar e conhecer a própria cidade? 100 “happy days” em Guarulhos! 100 lugares, 100 experiências. Queremos através deste guia instigar o exercício do olhar.
Há muito o que se explorar nesta cidade centenária (mais antiga que as cidades históricas de Minas), nesta cidade megalópole (maior que a Economia e população de alguns Estados)  e nesta cidade verde (quase 30% do território de Guarulhos é coberto por umas das florestas de maior biodiversidade do planeta).  Cada item uma experiência, cada lugar uma história. Não cabe descrever todos, mas aqui estamos aguçando o leitor, já conhece todos?
A lista original tem 289 coisas para se fazer, mas vamos à regra da brincadeira. Conheça, visite, experimente nossa cidade. Guarulhos tem muito a oferecer.

 

Posso ajudar?