Estadão

Dirigente do Fed defende continuidade das altas de juros nos EUA

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Minneapolis, Neel Kashkari, defendeu, nesta quarta-feira, 1º de março, que as altas de juros devem continuar. "Estou aberto para aumentar 25 pontos-base (pb) ou 50 pb na próxima reunião", destacou, no evento 2023 SiouxFalls.Business CEO.

O banqueiro central comentou ainda que acredita que onde a instituição terminará as altas de juros é mais importante do que pensar no ritmo de aumentos das próximas reuniões, ou seja, se será 25 pb ou 50 pb.

Segundo Kashkari, ele estava mais do lado <i>"hawkish"</i> no gráfico de pontos, em dezembro. Na época, ele projetou que as taxas de juros teriam que subir 5,4% e ficar por um tempo nesse nível.

<b>Pouso suave</b>

O presidente da distrital do Fed em Minneapolis afirmou ainda que o objetivo do BC norte-americano é atingir um pouso suave, porém, ainda não dá para saber se a instituição conseguirá atingir isso. "Não estamos em uma recessão agora. O mercado de trabalho está forte", defendeu.

O banqueiro central comentou ainda que é preciso manter as expectativas de inflação ancoradas. "Inflação está muito alta, e é função do Fed fazer ela desacelerar", disse.

Posso ajudar?