Na segunda metade dos anos 1980, Rita Lee já havia passado daquela fase mágica em que artistas conseguem fazer excelentes discos – e emplacar diversos hits – um seguido do outro. Porém, Rita sempre teve diversas cartas nas mangas. Um desses trunfos é o disco <i>Flerte Fatal</i> que a gravadora Universal Music acaba de relançar em vinil cor de laranja (R$ 169,90).
O álbum foi gravado sob a produção de Roberto de Carvalho, parceiro de vida e de carreira de Rita. O trabalho marcou a transição da roqueira da fase Som Livre – gravadora na qual ela emplacou uma insuperável trilogia entre 1979 e 1981 – para a EMI Music.
<i>Flerte Fatal</i> foi puxado essencialmente por duas faixas. Uma delas é <i>Pega Rapaz</i>, pop assinado por Rita e Roberto com versos confessionais da relação entre os dois. A música, de acordo com o que informa o texto distribuído para a imprensa sobre o lançamento do vinil, "vazou" em uma era pré-internet. A cópia pirata, ainda inacabada, começou a tocar nas rádios à revelia da gravadora.
Com o êxito, <i>Pega Rapaz</i> foi escolhida para entrar na trilha sonora da novela <i>Brega & Chique</i>, sucesso da TV Globo em 1987. A música foi tema do personagem Baltazar, interpretado por Dennis Carvalho.
A outra faixa que ganhou destaque foi <i>Bwana</i>, também de Rita e Roberto. Ambas contribuíram para que o disco vendesse 500 mil cópias.
Inspirada na apresentadora Xuxa, Rita escreveu <i>Xuxuzinho</i>, sobre uma mulher que procurava por um namorado. A letra brincava com casais famosos, entre eles, Maria Bonita e Lampião, Dalila e Sansão, Tarzan e Jane e até mesmo Cosme e Damião.
Rita ainda gravou o rock <i>Me Recuso</i>, música que ela havia dado para a cantora Gal Costa (1945-2022) lançar em seu disco <i>Caras & Bocas</i>, de 1977. Entre as outras faixas, <i>Músico Problema</i>, assinada pelo casal, e uma versão escrita por Rita para a canção <i>Blue Moon</i>, balada conhecida pela gravação do grupo The Marcels, no início dos anos 1960.
Rita, que se recupera de um câncer no pulmão e se prepara para lançar sua segunda biografia, está afastada dos palcos desde 2012. Em 2021, ela lançou sua primeira canção inédita em uma década, batizada de <i>Change</i>.