A nova transmissão de oito velocidades da Land Rover já está disponível em dois modelos top da marca. A Range Rover Sport e a Discovery 4 acabam de ganhar o novo câmbio ZF 8HP70, além de mais potência no motor SDV6 Bi-Turbo Diesel. O Farol Autos foi até o Haras Larissa, em Monte Mor, onde a fábrica inglesa mantém uma pista off road para demonstração de suas máquinas, conhecer de perto as duas maravilhas que custam entre R$ 241 mil (Discovery 4 S 3.0 SDV6) e R$ 368 mil (Range Rover Sport HSE 3.0 SDV6).
O novo câmbio pôde ser testado em estrada em um circuito de estradas cheias de curva na região de Campinas e em rodovias, como a Bandeirantes e Anhanguera. Com oito velocidades, a relação de marchas é ampla e ideal nos mais distintos momentos. Em situações mais lentas, o conjunto garante robustez, ideal para retomadas e para superar obstáculos na condução fora de estrada. No asfalto, a relação alongada das marchas mais altas proporciona melhor conforto e menor desgaste do motor, que passa a trabalhar a baixas rotações mesmo acima dos 120 km/h.
Junto à nova transmissão, o motor 3.0 Bi-Turbo SDV6 Diesel desenvolve agora 256 cavalos, contra 245 da versão anterior. O sistema também garante que o propulsor trabalhe sempre com o nível ideal de torque a cada velocidade, o que proporciona robustez. No pé, foi possível notar que a Land Rover consegue melhorar o que já era bom. No trajeto, usando uma Range Rover Sport, deu para notar que o carro responde perfeitamente, sem qualuqer senão, nas mais diversas situações. Tudo em silêncio, sem mostrar que se trata de um motor diesel, tamanho é o silêncio e ausência de vibrações em seu interior.
Botão seletor substitui a alavanca de câmbio
Outra novidade que torna os dois modelos da Land Rover mais modernos foi a troca da alavanca de câmbio por um botão seletor de marchas giratório, a exemplo do que já existe em todos os veículos Jaguar e nas linhas Range Rover Vogue e Range Rover Evoque. Para não confundir, o comando giratório do sistema Terrain Response foi substituído por um novo controle, agora acionado por botões.
A ampla tecnologia embarcada na nova transmissão – informa a Lnadr Rover – proporciona ao veículo um comportamento excepcional. Todo o processo de mudanças de velocidade leva apenas 0,2 segundo para se completar. Além da agilidade com que atua, o sistema compara a rotação do motor com a velocidade da turbina, antecipando-se às seguintes reduções. Isso se traduz em mudanças incrivelmente suaves entre as várias velocidades, oferecendo uma experiência de condução mais sofisticada.
O Sistema de Detecção do Modo de Condução supervisiona de forma constante o comportamento do veículo e do condutor para otimizar a resposta do câmbio a cada estilo de condução. O sistema também trabalha de forma a evitar mudanças de marcha não desejadas em um percurso repleto de curvas, como foi o caso da apresentação.
A utilização dos freios é monitorada para que a transmissão selecione a marcha mais adequada ao entrar e sair das curvas, o que garante a utilização do freio motor e ajuda a preservar as pinças e os discos. A transmissão pode saltar até seis mudanças sem necessidade de trocas sequenciais, o que favorece o conforto e o desempenhho em situações que exigem rápida retomada, como em casos de manobras de ultrapassagem.
No off road, eficiência a toda prova
A pista off road da Land Rover é dividida em dois circuitos. Um real, que apresenta situações fora de estrada no meio da fazenda,em que o veículo se depara com obstáculos aparentemente intransponíveis. A outra pista simula em condições reais diversas situações adversas, como rampas íngremes, alagados e inclinações laterais que, dificilmente, os proprietários de carros da marca se arriscam, até por desconhecimento da capacidade dessas máquinas.
O sistema Terrain Resposnse, que adapta ao simples toque de um botão no painel todas as cofigurações de suspensão, aceleração e torque do veículo de acordo com o tipo de terreno em que se trafega (asfalto, terra, lama, neve, areia e pedras) é complementada pela suspensão pneumática com ajuste de altura. Na prática, funciona como um trator que enfrenta qualquer dificuldade. Porém, vidros fechados, ar condicionado acionado, por dentro, conforte de carro de luxo.
Luxo e conforto de automóveis tops
Tanto a Range Rover Sport como a Discovery 4 oferecem níveis de esportividade e sofisticação dignos dos automóveis de luxo. A disposição dos bancos e do painel de comandos remete a um verdadeiro cockpit. Já o luxo se faz presente em cada detalhe de acabamento do veículo, que utiliza de forma abundante o couro, disponível em diversas opções de cores. Ele está no painel central, no volante e nas portas. Madeira nobre, alumínio ou laca (piano black) são as opções de materiais que complementam o aspecto extremanente requintado do veículo.
O Discovery 4 ainda apresenta, de série, a capacidade de transportar com conforto até sete passageiros em todos os tipos de terreno. Os dois bancos da terceira fileira, escamoteáveis, não são improvisações. .
Os sistemas de som da nova linha também foram aperfeiçoados e passaram a utilizar a mais recente tecnologia eletrônica MOST Gen 2.1. As versões de entrada contam com 8 alto-falantes Premium Harman Kardon e tela a cores que substitui a anterior, com conexão Bluetooth, DAB e USB/iPod. Nas versões topo de linha, os veículos podem contar com sistemas de som de 11 ou até 17 alto-falantes, com potência que pode atingir os 825W.