Política

Discursos vazios de petistas fazem sessões da Câmara passarem da meia-noite

A bancada do PT da Câmara Municipal de Guarulhos protagonizou nesta quinta-feira um espetáculo deprimente ao obstruir de todas as formas possíveis a votação de dois projetos importantes para o Executivo Municipal. Em minoria na Casa e sabedores que iriam perder em todas as votações propostas, propuseram dezenas de emendas para atrasar o processo. Todas as manobras se deram seguindo o regimento da Casa apenas com o intuito de atrasar os trabalhos, como forma de medir forças e demonstrar que a oposição, apesar de estar em minoria, tem condições de atrapalhar a administração. 
 
As sessões ordinárias e quatro extraordinárias, que tiveram início às 14h, foram se sucedendo por várias horas. Às 23h45, quase dez horas depois do começo dos debates, os petistas ainda se revezavam na tribuna com discursos vazios, repetitivos, que fugiam dos temas propostos, que eram reestruturação da atual administração e a redução de 1.941 para 1.169 o número de cargos comissionados na Prefeitura, o que garantirá economia de 40% aos cofres públicos. 
 
Edmilson Souza, líder da Oposição, ao lado de Janete Pietá, Genilda Bernardes, José Luiz, além de Marcelo Seminaldo e Maurício Brinquinho, todos do PT, se revezaram nos microfones para atrasar ao máximo a votação. Talvez, a intenção seria esvaziar o plenário e conseguir o fim dos trabalhos por falta de quórum, o que não ocorreu. Uma a uma, todas as emendas propostas pelos petistas, foram sendo derrotadas. 
 
A bancada governista, com ampla maioria da Casa, se manteve a postos, com muita paciência, suportando as palavras vazias. Janete Pietá chegou até a reclamar do carpete usado no plenário que, segundo ela, deve estar cheio de ácaros, para justificar seus olhos vermelhos. Edmilson Souza chegou a zombar do modo como fala Lamé (PMDB), que ocupava a presidência da Câmara. “Muitas vezes eu não entendo o que o senhor fala, devido a seu sotaque”. 
 
No momento desta publicação, a sessão ainda não tinha hora para terminar. 
 

Posso ajudar?