Cidades

Distância irá influenciar preço de estacionamento do aeroporto

O prédio deve ficar em uma área entre o atual terminal 2 e o futuro terminal 3, estimado para ficar pronto em meados de 2013

Uma das áreas mais subdimensionadas do aeroporto de Cumbica vai ganhar um estacionamento. A concessionária promete construir um edifício-garagem com três mil vagas, elevando para quase 10 mil carros a capacidade de estacionamento. O prédio deve ficar em uma área entre o atual terminal 2 e o futuro terminal 3, estimado para ficar pronto em meados de 2013. O preço deve ser diferenciado conforme o local onde o veículo ficará estacionado.

A Infraero já havia prometido um edifício-garagem high-tech para Cumbica, projeto que nunca saiu do papel. Como paliativo, fez vários pequenos bolsões, dois próximos do estacionamento principal (mas que precisam de van até os terminais) e um no terminal 4. Todos vivem vazios, enquanto o que cobra R$ 50 a diária e está a poucos metros do aeroporto nunca tem vaga suficiente (são três mil). Atualmente há cerca de 5.000 vagas de estacionamento no aeroporto. A ideia é ampliá-lo para 15 mil até agosto de 2013.

Pelos planos, em 2013 as vagas de estacionamento triplicarão. Entre os investimentos estão ampliar as posições de aparelhos de Raios-X, colocar iluminação de LED e substituir as placas de sinalização brancas com fundo preto, de difícil leitura, por amarelas com fundo preto, padrão internacional. Assim que o terminal 3 for concluído, a distribuição de voos mudará. O terminal 1, hoje misto, será apenas de voos domésticos. O 2, também misto atualmente, será só para voos internacionais.

Segurança será reforçada para inibir ação de pedintes

A segurança será reforçada no estacionamento e nos saguões. Pedintes e vendedores ambulantes não poderão entrar, diz o presidente. As lojas também mudarão, com prioridade para opções de alimentação. O terminal 4, da Webjet, ficará com a companhia e para grande eventos.

O local está subutilizado desde a abertura, em fevereiro deste ano. As lojas também mudarão, com prioridade para opções de alimentação. A ideia, é que os terminais 1 e 2 -que já existem, sejam como o "shopping metrô Santa Cruz. O novo terminal 3, como o "Cidade Jardim".

Posso ajudar?