Com a chegada do período de chuvas, típicas do verão, a EDP, responsável pela distribuição de energia do município, lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 7/12, a Operação Verão 2018/2019. A empresa apresentou um plano específico com ações preventivas e reforço no efetivo, que deve ser realizado entre dezembro e março. No período a distribuidora chega a receber um média de ocorrências vezes maior do que no restante do ano.
O plano estratégico da companhia engloba o Alto Tietê, Guarulhos, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Foram realizados ao longo de 2018, mais de R$ 300 milhões de investimentos no sistema elétrico, valor 14% superior do que o concretizado no ano anterior. Dentre os destaques estão modernizações na rede que abastece os clientes, ampliações e construções de subestações e incorporação de novas tecnologias e soluções inovadoras para aprimorar o serviço prestado ao cliente.
Ao todo a distribuidora implantou quatro novas subestações de energia, que estão em fase de conclusão (atualmente existem 59 estações na área de concessão), ampliação da capacidade em cinco subestações e modernização em 13 unidades já existentes, realizou a blindagem de 2.175 equipamentos da rede com espaçadores, minimizando impacto da vegetação, pipas e objetos lançados à fiação, principalmente, durante chuvas e ventos. Implantou ainda mais de 387 km de cabos isolados e/ou protegidos, resultando em menor impacto da vegetação no fornecimento de energia, além da realização de podas de árvores que interferem na segurança da população e do sistema elétrico. Segundo a EDP, os serviços de poda sempre acompanham os critérios de meio ambiente do Guia de Arborização empresa e secretarias municipais, instalação de 93 novos religadores automáticos no sistema. Atualmente, mais de 80% dos clientes são protegidos com esta tecnologia que diminui a abrangência da ocorrência em caso de dano na rede elétrica.
Guarulhos está hoje entre os cinco primeiros no ranking de municípios com maior densidade de descargas atmosféricas no estado de São Paulo. Por este motivo, o período do verão é tratado com tanta atenção pela Companhia. Atualmente, o tempo médio que os clientes da distribuidora ficam com o abastecimento de energia interrompido é 45% menor do que a média nacional.
Reforço na atuação
Cerca de 1.200 colaboradores estão envolvidos diretamente nos trabalhos da Operação Verão. Portanto, a estratégia operacional das equipes de campo é um ponto fundamental, que possibilita mais agilidade e eficácia no atendimento aos clientes. Com o aumento do efetivo em momentos de grande quantidade de ocorrência, a empresa traçou um plano de distribuição dos grupos de plantão em todos os municípios atendidos para, desta forma, diminuir o tempo de deslocamento dos profissionais.
A partir de análises meteorológicas, há o despacho das equipes pelo Centro de Operação Integrado (COI), com ferramentas automatizadas que realizam a roteirização dos serviços, utilizando algoritmos em uma plataforma que indica a melhor rota. Além disso, após a realização de estudos, a Concessionária reposicionou algumas bases de apoio das equipes, bem como a inaugurou novas localidades, o que otimizou o tempo para atendimento.
Órgãos municipais como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia realizam ações conjuntas com a EDP para que ajudar na eficiência no serviço.