Cidades

Dívida de IPTU barra liberação do Habite-se para 332 apartamentos na Vila Rio de Janeiro

Construtora alega que requisitos solicitados pelo poder público foram cumpridas

Adquirentes dos 332 imóveis da Ecoone Araucárias, uma realização da Ecoesfera Empreendimentos, situado na avenida Salgado Filho, 2.834, na Vila Rio de Janeiro, estão inconformados com a demora da expedição do Habite-se (autorização de ocupação), por causa de uma dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do terreno.

Proprietária de uma das unidades, a professora Flávia Saiani, 27 anos, revela que o Habite-se do empreendimento já está entrando no quinto mês de atraso, depois dos 180 dias regulamentares, o prazo final era outubro. "Descobrimos que o Habite-se não está nem perto de sair, pois o terreno tem uma dívida de aproximadamente R$ 500 mil de IPTU", afirma a professora que obteve tais informações em um posto do Fácil.

O representante comercial Vinícius Hermani, 29, pretendia morar no apartamento desde o início do ano, e devido ao atraso, está prorrogando mensalmente a entrega dos imóveis que já comprou. Além disso, Hermani acredita que a Ecoesfera Empreendimentos tem que arcar com as dívidas sem prejudicar o planejamento dos adquirentes das unidades vendidas.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU), a empresa solicitou o Habite-se em dezembro, porém não apresentou a certidão negativa de tributos. Dessa forma não foi possível expedir o documento.

A Ecoone Araucárias informa que cumpriu com todos os requisitos solicitados pelos órgãos competentes para a obtenção do alvará. Porém, ao protocolar a solicitação do Habite-se, a Prefeitura identificou um débito de IPTU – o montante da dívida não foi confirmado – referente ao período anterior à compra do terreno. A empresa já solicitou ao vendedor do terreno que efetue o pagamento do débito e estima que a regularização desta questão ocorra nos próximos 15 dias.

Posso ajudar?