Vianei Principato, Eder Luiz e Fabio de Souza disputam voto a voto hoje a presidência da subseção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A eleição ocorre entre 10h e 18h, no prédio G da Universidade Guarulhos. Os 4.105 advogados com inscrição local poderão votar desde que não possuam nenhum impedimento legal. O resultado do pleito deve ser conhecido ainda hoje.
Haverá 11 sessões eleitorais na UNG. Os eleitores precisam comparecer portando a carteira da OAB ou algum documento de identificação com foto, como RG ou carteira de motorista. Por meio de urna eletrônica, o advogado vota na diretoria da Seccional São Paulo da OAB. Após, em cédula de papel, escolhe a chapa da subseção local.
De acordo com a presidente da subcomissão Eleitoral da OAB Guarulhos, Maria do Carmo Roldan Gonçalves, não há um horário melhor para comparecer as urnas. "Advogado que tem audiência a tarde vem pela manhã ou o contrário. Só recomendo que não cheguem próximo às 18h. Mesmo assim quem estiver na fila até este horário poderá votar."
Segundo Maria do Rosário, o voto é obrigatório para os advogados. "Só há impedimentos para quem não pagou a anuidade até 2008 (R$ 700), que tiver suspensão disciplinar ou licença." Os que faltarem terão que justificar a ausência no prazo de 30 dias, caso contrário, pagarão multa de 20% do valor da anuidade.
Na quinta-feira passada, os três candidatos fizeram as festas de encerramento das campanhas. O discurso de todos era de vitória nas urnas. Vianei, da chapa "Avança OAB" é atual secretária geral da subseção local e conta com o apoio do presidente Airton Trevisan. Fabio foi vice de Trevisan por duas gestões, mas lançou candidatura na chapa "Com amor pela advocacia" sem o apoio do mandatário. Já Eder, pela chapa "O futuro em nossas mãos" tenta o cargo pela terceira vez.
Na última quinta, Eder acusou a Prefeitura de Guarulhos de se propor a disponibilizar 200 funcionários para trabalhar na campanha de Fabio. Em nota, a Secretaria de Administração e Modernização desmentiu a informação. "A Secretaria orienta aos servidores, que forem votar na eleição da OAB, para se organizarem e usarem o horário livre e fora do horário de seu expediente de trabalho para fazê-lo. As faltas injustificadas ao trabalho sofrem as consequências previstas na legislação." Fabio também negou qualquer vantagem em relação ao PT local pela campanha. "Não há apoio político-partidário da minha parte. Tenho eleitores no Executivo, Legislativo e nas empresas."
Conheça os Candidatos:
Chapa 1 – Vianei PrincipatoChapa 1 – "Avança OAB"
Chapa 3 – Eder LuizChapa 3 "O futuro em nossas mãos"