Na última sexta-feira, 03, o Ministério do Esporte definiu 83 das 300 cidades que terão o privilégio de receber a Tocha Olímpica, símbolo maior dos Jogos Olímpicos, que serão realizados no próximo ano na cidade do Rio de Janeiro. Outras 217 serão escolhidas em dezembro deste ano com finalidade distintas das já escolhidas. Jornada começa em maio do ano seguinte e deve reunir 12 mil condutores.
Além dos 83 municípios escolhidos para abrigar a tocha ao final do dia, o Comitê Rio 2016 deve definir outros 2177 municípios para receber o revezamento e aqueles que vão apenas assistir a passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016. Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento.
De acordo com a assessoria de imprensa do Comitê Rio 2016, as cidades serão ou foram escolhidas obedecendo um critério estratégico entre eles. Também ressaltaram, que, além, da estratégia traçada para o percurso da Tocha Olímpica, foi levado em consideração as melhores rotas para se percorrer o País. E mesmo abrigando um dos pontos de ligação entre São Paulo, maior cidade do Brasil, e o Rio de Janeiro, cidade sede das Olimpíadas de 2016, a rodovia Presidente Dutra, Guarulhos não foi selecionada entre as primeiras 83 cidades dormitório.
A reportagem do GuarulhosWeb apurou que o município foi o primeiro a manifestar o interesse em receber a Tocha Olímpica, informação estão não confirmada pelo Comitê e nem pelo Ministério do Esporte, mas fontes próximas da Secretaria de Esporte confirmaram a proposta realizada em janeiro deste ano. No entanto, apesar de receber o convite para participar do evento de escolha das primeiras cidades a receber o símbolo maior dos jogos, Guarulhos não enviou nenhum representante à Capital Federal.
Neste processo inicial, o Estado de São Paulo foi contemplado com dez cidades. Foram elas: Bauru, Campinas, Franca, Itapetininga, Osasco, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Destas, quatro tem sua administração realizada pelo Partido dos Trabalhadores, três pelo PSDB, e outras três pelo PSB, PMDB e PSD. Apenas a Capital tem população superior à Guarulhos.
A jornada começa em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.