Pesquisa realizada pela Futura para o Banco Modal S/A, divulgada nesta quinta-feira, revela pela primeira vez que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente de seu principal concorrente, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Na pesquisa estimulada, Bolsonaro tem 40,1% contra 36,9% de Lula, 10,1% de Ciro Gomes (PDT) e 2,2% de Simone Tebet (PMDB).
A pesquisa foi realizada no início da propaganda eleitoral na TV e às vésperas do primeiro debate entre os presidenciáveis, que ocorreu no último domingo, dia 28, e não reflete o desempenho dos candidatos no debate ou na campanha.
Em um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 45,3% e o atual presidente tem 43,8%.
A amostra foi do tipo não probabilística e contemplou 2.000 entrevistas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 24 e 25 de agosto de 2022, por meio de técnica de abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador), respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e estado de moradia, tendo como unidade respondente eleitores do Brasil. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07568/2022.