Cidades

Docente da UNG assume presidência de duas entidades internacionais

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres assumiu recentemente cargos para presidência de duas entidades internacionais, denominadas International Academy of Periodontology (IAP), sediada em Boston, Estados Unidos da América, e do grupo de Pesquisa Periodontal da International Association for Dental Research (PRG/IADR), localizada em Virgínia, também, nos EUA.
 
 
A IAP foi fundada em 1985 e tem como missão “melhorar o conhecimento e disseminar informações sobre periodontia mundial para aqueles que têm interesse na prevenção e tratamento de doenças periodontais”. É a única Associação de Periodontia com caráter, realmente, internacional, por realizar Congressos em regiões que recebem poucos eventos com palestrantes de renome mundial, como os encontros de 2009, 2011 e 2017, que ocorreram respectivamente na Índia, Ucrânia e Transilvânia.
 
 
A International Association for Dental Research (IADR) é a maior e mais renomada Associação de Pesquisa em Odontologia. Abrangendo todas as áreas de concentração, a IADR é uma organização sem fins lucrativos com quase 11 mil membros em todo o mundo. Tem por objetivo, promover pesquisas na área e representar a comunidade acadêmica, aumentando conhecimentos para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo. Os grupos de pesquisa são divididos por áreas, como o Grupo de Periodontia, no qual Magda é presidente.
 
 
Para a professora, ocupar uma posição como membro do corpo diretivo desses grupos significa o reconhecimento da sua carreira até aqui. Nenhum pesquisador de outra universidade, brasileira, presidiu esse cargo no PRG/IADR ou na IAP, anteriormente. Isso é um indicativo do apoio que a UNG sempre deu à pesquisa de qualidade. “Nas minhas palestras e reuniões no exterior levo sempre comigo o nome da Instituição, e isso ajuda a atrair pesquisadores e estudantes de todo mundo”, explica a professora.
 
 
“Na prática, esses cargos de presidência de Associações Internacionais de prestígio são importantes para ampliarmos ainda mais nossa inserção internacional, que é um ponto muito valorizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), nas avaliações dos programas de pós-graduação”, conclui a professora.
 
 
A pesquisadora ressalva a importância em promover o avanço da pesquisa e aumentar o conhecimento para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo, apoiar e representar a comunidade de pesquisa, e facilitar a comunicação e a aplicação dos resultados da investigação científica.
 
 
Sobre Magda Feres:
 
Coordenadora do programa de pós-graduação em Odontologia da UNG. Graduada em Odontologia pela Universidade Gama Filho (RJ), Mestre em Periodontia pela UFRJ, Doutora em Biologia Oral pela Harvard University e Pós-doutora em Microbiologia Oral pelo Forsyth Institute (Fundação de Pesquisa ligada à Harvard). Pesquisadora do CNPq nível 1 e do Forsyth Institute. Presidente da International Academy of Periodontology e do Grupo de Pesquisa em Periodontia da International Association for Dental Research. 
 
 

Posso ajudar?