Saúde

Doença que estreita válvula aórtica atinge 630 mil brasileiros

Dados mostram ainda que desse total, 84 mil apresentem outras complicações de saúde

O que infarto, insuficiência cardíaca e arritmia têm em comum? Essas três doenças podem ser fatais e estão entre as mais conhecidas quando o assunto são problemas de coração. Porém, hoje essas doenças têm outra "concorrente": a estenose aórtica. O problema, que preocupa cardiologistas em todo o mundo, ocorre devido ao estreitamento da válvula aórtica, que reduz significativamente o sangue arterial bombeado para o corpo e sobrecarrega o coração.
A estenose aórtica, quando é degenerativa, incide em idosos a partir de 65 anos que pela idade e estado de saúde, não têm condições de suportar uma cirurgia convencional e, pela necessidade de abrir o peito, a torna muito mais agressiva. A partir daí, a alternativa é a utilização de técnicas por abordagem percutânea (por meio de cateter), que consiste na passagem de um fio guia através da artéria femoral (transfemoral) ou pela ponta inferior (ápice) do coração (transapical), e por ele, a introdução de uma válvula que será insuflada por meio de um cateter balão no interior da área afetada. O procedimento evita a reação inflamatória de graus variados causada pela circulação extracorpórea.
No Brasil, estima-se que 630 mil pessoas sofrem da doença e um terço – 210 mil pacientes – não foram encaminhados para a cirurgia de troca da válvula. Subtratados à base de medicamentos, 40% desses pacientes – 84 mil, apresentam outros problemas como doenças graves de fígado, rim e pulmão que podem levá-los à morte em até 1 ano.
O cirurgião cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Marco Antonio Praça Oliveira, aponta um fenômeno cíclico e curioso que ocorre com os pacientes: "Com o desenvolvimento dos tratamentos médicos e da alta tecnologia nos métodos de diagnósticos, a expectativa de vida da população está cada vez maior e, com isso, a incidência da estenose aórtica degenerativa também tende e aumentar", ressalta o médico.

Posso ajudar?