Há dois anos, conforme publicado pelo GuarulhosWeb, dona Nenê – que jurava ter 100 anos – embora o RG mostrasse 98, recebeu alta do coronavírus no 3CGru, hospital de campanha instalado no Cecap. A senhora não somente se curou da letal doença como mantém uma rotina tranquila 24 meses após a internação.
Registrada oficialmente em Jataí, Goiás, em 7 de setembro 1922, data na qual o Brasil comemorava o centenário da Independência, Nenê, além da Covid-19, teve a gripe espanhola e viu os corpos dos seus avós, italianos, jogados ao mar após o óbito pela doença, observou já adulta a Segunda Guerra Mundial.
Depois de tantas batalhas vencidas, ela continua “Ela está ótima. É um caso para se estudar, não reclama de nada, não pegou mais covid”, afirma Claudia Andreia da Silva Bueno, que gerencia o lar de idosos que Nenê reside, na Vila Augusta.
A senhorinha foi uma das mais de 600 pessoas que, mesmo apresentando dificuldades em decorrência do coronavírus, tiveram a vida salva no 3CGru. Na unidade, quase 40 mil atendimentos, incluindo internações, consultas médicas e encaminhamentos para isolamento domiciliar, foram realizados. Cerca de 90 mil exames (bioquímicos, ultrassom, tomografia computadorizada e raio X) e registrados 86 óbitos.