Dois dos nove grupos de produtos e serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram quedas de preços em outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os recuos ocorreram em Alimentação e Bebidas (-0,31%, impacto de -0,07 ponto porcentual) e Comunicação (-0,29%, impacto de -0,01 p.p.).
Os grupos com aumentos foram Transportes (0,78% e impacto de 0,16 p.p.), Habitação (0,26%, impacto de 0,04 p.p.), Educação (0,07%, impacto de 0,00 p.p.), Artigos de Residência (0,05%, impacto de 0,00 p.p.) Despesas Pessoais (0,31%, impacto de 0,03 p.p.), Saúde e Cuidados Pessoais (0,28%, impacto de 0,04 p.p.) e Vestuário (0,33%, impacto de 0,02 p.p.).
O resultado geral do IPCA-15 em outubro foi decorrente de altas de preços em oito das 11 regiões pesquisadas.
A taxa mais baixa ocorreu em Fortaleza (-0,28%), enquanto a mais acentuada foi registrada em Goiânia (0,63%).