Dois vizinhos foram flagrados no quintal de suas casas, no Recreio São Jorge, com uma criação irregular de pássaros. A ação foi realizada pela Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos no final da tarde desta terça-feira (1).
A equipe realizava patrulhamento preventivo pela região quando avistou uma grande quantidade de gaiolas. Interpelados, os dois suspeitos não souberam explicar a procedência dos 25 pássaros que estavam presos, distribuídos nas duas casas, sendo 16 em uma e nove na outra.
Sem conseguir responder aos questionamentos dos agentes, os dois foram conduzidos para a Delegacia de Meio Ambiente. Lá a autoridade de plantão os indiciou pela prática de crimes ambientais, pelos quais irão responder. As aves foram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Estadual do Tiête.
Segundo o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, a GCM tem um papel amplo, inclusive na questão ambiental. “Cuidar da preservação do meio ambiente é cuidar da vida, pois os ecossistemas são interligados e cada planta, cada ser vivo tem uma função para manter o equilíbrio da natureza. Essa uma das missões da GCM e, em especial, da Guarda Ambiental”, esclareceu.
Serviço
Solicitações e denúncias podem ser feitas à Central de Atendimento da GCM, pelos telefones 153 e 2475-9444.