Cidades

Dois terrenos abandonados preocupam moradores no Santa Clara

Dois terrenos abandonados no Jardim Santa Clara tiram o sono dos moradores do bairro há cerca de cinco anos. Um dos espaços, considerado como praça por algumas famílias da região, até que recebe a manutenção por parte dos  vizinhos mais próximos. Já o outro terreno segue abandonado e acumulando lixo.
 
Segundo moradores, o terreno foi invadido e pouco depois desapropriado. As pessoas que moravam no local receberam alugueis sociais e saíram com a promessa de que em breve casas populares seriam construídas.  “Os próprios moradores que limpam, plantam e cuidam de tudo. Se não fosse isso, os dois terrenos estariam iguais, com montanhas de entulho”, explicou Luiz Gamboa, de 46 anos, técnico em eletrônica e morador do bairro há 10 anos. 
 
Luiz ainda disse que é comum ver pessoas levando o entulho até o local. “Já presenciei muita briga por este motivo, o pessoal acha que não temos direito de falar nada”, explicou. O técnico já teria presenciado até pessoas enterrando a carcaça de um cachorro morto na praça.
O autônomo Ivan de Oliveira, de 56 anos, também procura cuidar da praça para evitar que o lixo se acumule ali. “Um tempo atrás plantamos algumas árvores para inibir o vandalismo, a Secretaria do Meio Ambiente esteve aqui e arrancou falando que não era permitido. Eu acho isso errado, com tantos prédios, nós precisamos de árvores para respirar melhor”, indignou-se.
 
A Secretaria de Meio ambiente esclareceu que não há uma praça no local. Porém há um projeto idealizado pela Prefeitura de Guarulhos que prevê uma área de lazer, porém aguarda aprovação da Caixa Econômica Federal.
 
Com relação às árvores retiradas que foram citadas pelo morador, a Secretaria explicou que não há permissão. O plantio somente é autorizado por meio de mutirões entre a comunidade e a Secretaria. Associações de moradores podem fazer o pedido em qualquer unidade da Rede Fácil.
 
Porém existem incentivos por meio do Programa “Adote uma área verde”. Pessoas físicas ou jurídicas podem solicitar à Secretaria a adoção de umaárea verde. O pedido deve ser feito em qualquer unidade da Rede Fácil.
 

Posso ajudar?