Agentes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam neste início de ano dois veículos por transporte clandestino de passageiros no aeroporto internacional. O primeiro caso ocorreu na sexta-feira (3), no Terminal 3, quando o condutor de um veículo Nissan Kicks cinza, que não detém a outorga do serviço pela Prefeitura, foi surpreendido com um passageiro.
O outro flagrante de irregularidade aconteceu na noite desta segunda-feira (6) no Terminal 2, sendo identificado o falso motorista de aplicativo já com um passageiro em um Renault Logan branco. Em ambos os casos as vítimas confirmaram em entrevista o oferecimento dos serviços como credenciados no aeroporto.
No entanto, é preciso ter a autorização do município para atuar com transporte privado individual remunerado de passageiros em Guarulhos, conforme estabelece o decreto 35.617/2019.
Por essa razão, a GCM fiscaliza, coíbe e autua o transporte clandestino, funções autorizadas pelo decreto 38.001/2021, cujo objetivo principal é minimizar riscos aos usuários, muitas vezes expostos aos perigos de uma condução não habilitada ou sem os treinamentos específicos para a prestação do serviço.
Além disso, há denúncias sobre extorsões e golpes em passageiros que acreditam estar sob os cuidados de um transporte legal e seguro. Em 2024 a GCM autuou, apreendeu e removeu 124 veículos ao pátio de recolhimento por transporte clandestino de passageiros no aeroporto internacional de Guarulhos.