Economia

Dólar cai com decisão do TSE e exterior

O dólar opera em queda no mercado doméstico, respondendo a uma realização de ganhos acumulados após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter absolvido a chapa Dilma-Temer na ação movida pelo PSDB para investigar abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014.

Na semana passada, na incerteza sobre o placar da decisão do TSE, que ficou em 4×3 na sexta-feira à noite, os agentes de câmbio reforçaram posições defensivas e o dólar acumulou ganhos de 1,17%.

Nesta segunda-feira, 12, o viés de baixa da moeda norte-americana no exterior pesa também no ajuste do dólar, segundo um operador de câmbio.

No exterior, há um clima de compasso de espera, principalmente pela decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na quarta-feira, que deve elevar os juros pela segunda vez no ano, segundo apostas majoritárias de analistas.

Nesta segunda, o ambiente é de cautela nas bolsas europeias e futuros de Nova York, enquanto o euro se valorizam após a vitória do partido do presidente da França, Emmanuel Macron, que conquistou ontem a maioria da Assembleia Nacional. O dólar recua ante o iene em meio a expectativas pela reunião de política monetária do Banco do Japão, na sexta-feira.

Às 9h18, o dólar à vista caía 0,25%, aos R$ 3,2839. O dólar futuro para julho recuava 0,38%, aos R$ 3,2980.

Posso ajudar?