O dólar à vista no balcão abriu em alta nesta sexta-feira, 5, reagindo à inflação oficial elevada em janeiro e refletindo a busca por segurança por parte dos investidores antes do carnaval, que interrompe os negócios no Brasil na segunda e terça-feira da próxima semana. O mercado também aguarda a divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos, que devem atualizar as apostas de elevação dos juros pelo Federal Reserve este ano.
Às 9h52, o dólar à vista no balcão subia 0,25%, a R$ 3,9102. A moeda para março avançava 0,41%, a R$ 3,9340.
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 1,27% em janeiro, ante 0,96%. A taxa divulgada nesta sexta foi a mais alta para o mês desde 2003 (2,25%).
No exterior, o dólar oscilava perto da estabilidade ante o iene e o euro, com o investidor no aguardo pelo relatório oficial de emprego dos EUA (payroll). O objetivo é verificar o quanto a turbulência recente dos mercados mundiais tem impactado a economia norte-americana e, com isso, avaliar se o próximo movimento do Fed, em março, pode ser de manutenção ou de elevação dos juros.