Economia

Dólar traz viés de alta a taxas futuras de juros

Os juros futuros abriram perto da estabilidade nesta sexta-feira, 18, mas passaram a subir com a valorização do dólar à vista no balcão. No pano de fundo, estão incertezas com os cenários doméstico e internacional. Às 9h57,o contrato com vencimento em janeiro de 2017 projetava 15,14%, ante 15,10% no ajuste de ontem. O DI para janeiro de 2021 tinha taxa de 15,25%, de 15,20% no ajuste anterior.

No exterior, o Federal Reserve deixou na quinta-feira, 17, inalterados os juros nos Estados Unidos e indicou preocupação com a fraqueza econômica global. Já internamente, o foco segue no quadro fiscal e nos desdobramentos de movimentações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria pedido a ela que faça uma reforma ministerial mais ampla, para garantir sustentação política no Congresso e evitar o processo de impedimento.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, embarca às 12h30 para São Paulo. Mas não terá agenda publica, segundo agenda divulgada pela assessoria de imprensa da pasta.

Dados domésticos anunciados mais cedo ficam em segundo plano. Entre eles, está a queda de 0,7% do emprego industrial em julho ante junho e de 6,4% na comparação com igual mês de 2014. Já a receita bruta nominal de serviços subiu 2,1% no sétimo mês deste ano, ante igual período do ano passado.

Posso ajudar?