Segundo a nota oficial assinada pelo padre Antonio Bosco da Silva, vigário geral da Diocese de Guarulhos, o bispo reagiu muito bem à cirurgia, mas segue internado na UTI daquele hospital seguindo o procedimento necessário para o pós operatório.
Dom Joaquim foi internado no dia 29 de dezembro, quando foi diagnosticado um tumor no intestino. A Diocese, inclusive, iniciou uma campanha pedindo a doação de sangue tipo O negativo, a fim de repor os estoques do banco de sangue do hospital. Os interessados devem procurar o Hospital Santa Catarina, à avenida Paulista, 200 – Bela Vista, São Paulo – Telefone:(11) 3016-4133 – Próximo a estação Brigadeiro do metrô.
Confira a íntegra da nota emitida neste sábado pela Diocese:
Ao presbitério e diocesanos de Guarulhos
Seja bendito o nome do Senhor!
Nosso querido Dom Joaquim foi hoje, dia 05 de janeiro, submetido à cirurgia para retirada de tumor no intestino. Deus guiou a mão dos médicos e a cirurgia teve grande êxito. Por volta das 17h, ele já estava falando, e muito consciente de tudo. Envia a todos sua afetuosa bênção e expressa seus mais sinceros agradecimentos pela união espiritual e solidariedade. Deverá permanecer no hospital por tempo ainda não determinado, para tratamentos complementares pós-cirúrgicos. As perspectivas de recuperação são muito boas e promissoras. Por enquanto, ele permanece na UTI, como é de praxe, e as visitas continuam restritas.
Queremos agradecer sinceramente a todos os que estão devotando sua oração por nosso querido pastor; a força da oração do povo de Deus é a grande causa do sucesso dos procedimentos e da paz espiritual de nosso bispo.
Também agradecemos à equipe técnica e ao corpo clínico do Hospital Santa Catarina, bem como às irmãs da Congregação de Santa Catarina, pela acolhida e prontidão e profissionalismo.
Nosso louvor a Deus pela disposição daqueles e daquelas que se dispuseram a doar sangue – a campanha está sendo muito bem sucedida e beneficiará outras pessoas.
Também nosso obrigado aos meios de comunicação, TV, rádio, internet, jornais e outros por sua colaboração.
Um agradecimento especial aos inúmeros bispos, padres, seminaristas, religiosas, e demais membros do povo de Deus que tem manifestado sua solidariedade e união espiritual. Permitam-me nomear o Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer, por sua preocupação e carinho para com Dom Joaquim e para com a Igreja de Guarulhos.
Nosso querido pastor continua sua missão de santificar, ensinar e servir o povo de Deus, também quando está enfermo; sua fragilidade física tem expressado seu vigor espiritual e capacidade de congregar o rebanho de Cristo.
Continuemos nossas atividades pastorais: além da oração, é o melhor meio de unirmo-nos à missão de nosso pastor.
Que a Virgem Imaculada interceda por nós!
Padre Antonio Bosco da Silva
Vigário Geral da Diocese de Guarulhos
Guarulhos, 05 de janeiro de 2013.