A Diocese de Guarulhos terá um novo bispo a partir do ano que vem. Nomeado, nesta quarta-feira, pelo Papa Bento XVI, Dom Joaquim Justino Carreira, 61 anos, será o terceiro bispo diocesano do município. A celebração da posse está prevista para acontecer no dia 22 de janeiro.
Transferido da Arquidiocese de São Paulo, onde exercia a função de vigário episcopal para a região Santana, Dom Joaquim sucede a Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que teve sua renúncia aceita pelo Papa, por ter alcançado o limite de idade canônica (75 anos).
Pela primeira vez, Dom Joaquim recebeu a nomeação de bispo diocesano. Em 2005, foi ordenado bispo auxiliar da região Santana. "Acredito que em Guarulhos terei como desafio uma realidade semelhante ao que já estava acostumado a lidar na Zona Norte da Capital. Pretendo trabalhar com uma conscientização política e pelo bem comum, baseado no tripé da igreja católica, que consiste em santificar, ensinar e governar o povo".
Nesta quarta-feira pela manhã, Dom Joaquim participou, com seu antecessor, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, da reunião do clero de Guarulhos, no Seminário de Lavras, onde foi apresentado.
O terceiro bispo diocesano da cidade é natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, Portugal. Estudou filosofia na Faculdade Anchieta, em São Paulo e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália. É mestre em Matrimônio e Família, pelo Pontifício Instituto para a Família, da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Dom Joaquim foi ordenado sacerdote no dia 19 de março de 1977, em Jundiaí (SP). Sua nomeação episcopal aconteceu no dia 24 de março de 2005. Exercia a função de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo desde maio do mesmo ano. Seu lema episcopal é "A paz esteja convosco" (Jo 20, 21).
Colaborou Ronaldo Paschoalino