A reivindicação é antiga por parte de comerciantes, população e párocos que já passaram pela Catedral Nossa Senhora. Pixações na igreja, tráfico e consumo de drogas, além da baderna em bares no entorno parece estarem com os dias contados. Na manhã desta sexta-feira, o pároco padre Antonio Bosco teve uma reunião com o secretário de Segurança Pública, João Dárcio, e o vereador Eduardo Kamei para que ambos pudessem analisar a situação caótica que se encontra o marco zero da cidade e a provável construção de uma base da Guarda Civil Municipal.
O secretário disse estar sensível ao problema, tendo inclusive visitado o lugar com o prefeito Sebastião Almeida, que autorizou o estudo de projeto para a implantação de um posto da Guarda ao lado da Catedral. A base funcionaria 24 horas e contaria com uma câmera com monitoramento 360 graus, além de ser interligada a Central de Videomonitoramento Eletrônico situada na Inspetoria Regional Centro.
A pedido do secretário e do prefeito, o vereador Kamei intermediará uma reunião com a reitoria da Universidade Guarulhos para viabilizalar a instalação do posto, que dependerá de financiamento da iniciativa privada.