Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira, 7, aos 83 anos. A atriz, que tinha sido diagnosticada com câncer de pulmão, marcou gerações com personagens emblemáticos na TV brasileira e deixa um legado de talento e compromisso com a profissão. Dentre os trabalhos mais notáveis estão os papéis de peso que interpretou na TV Globo. A seguir, lembre alguns deles.
<b>Dona Armênia – Rainha da Sucata (1992)</b>
Em <i>Rainha da Sucata</i>, novela de 1992, Aracy interpretou Dona Armênia. A personagem vivia uma rivalidade com Maria do Carmo, vivida pela atriz Regina Duarte. A novela marcou os telespectadores que até hoje se lembram do bordão dito por Aracy na trama: "na chon".
<b>Cassandra – Sai de Baixo (1996-2002)</b>
Um dos personagens mais marcantes de Aracy se deu com a figura de Cassandra Abreu, dona do apartamento onde se passa a história da série <i>Sai de Baixo</i>. A artista foi ícone da comédia brasileira nos anos 90 e início dos anos 2000, e até hoje é lembrada pelo seu talento no teatro e na sérir.
<b>Filomena – A Próxima Vítima (1995)</b>
Em 1995, Aracy interpretou uma figura de personalidade forte. Filomena era conhecida por ser firme e autoritária em seu comportamento. A atriz contracenou ao lado de nomes como Tony Ramos e Claudia Ohana.
<b>Dona Gemma – Passione (2010)</b>
Ao lado de Tony Ramos e Mariana Ximenes, Aracy protagonizou a novela <i>Passione</i> em 2010, no ar em horário nobre da TV Globo às 21h. Na trama, a atriz deu vida à personagem Gemma Mattoli, uma italiana que se preocupava com o bem-estar de toda a família.