Carlos Willian Pedrão, proprietário da página Cidade de Guarulhos @cidade_de_guarulhos, no Instagram, que se apresenta como publicitário e usa os condinomes Carl Willian e Will @cawipe, prestou depoimento no 46º Distrito Policial, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira, acusado de extorsão a políticos e empresários para não publicar notícias negativas ou, caso já tenham sido publicadas, a tirá-las do ar.
Will foi surpreendido durante uma conversa na padaria Maria Cereja, na avenida Paulo Faccini, em Guarulhos, quando estaria realizando uma dessas negociações, e conduzido ao 46º Distrito Policial, em São Paulo, onde o Boletim de Ocorrência foi lavrado.
Segundo o BO, o delegado responsável pelo 46º DP recebeu a denúncia de que o Cidade de Guarulhos recebe diariamente denúncias de internautas sobre a prestação de serviços públicos e privados. Em posse de tais informações, Will mantém contatos com empresários e políticos citados e “os contrange a entregar vultuosos valores monetários para se abster de divulgar em seu canal tais denúncias ou, acaso já publicadas, para excluí-las das páginas”, conforme consta no Boletim.
Empresários e políticos que não cedem às pressões acabam tendo notícias publicadas, quase sempre sem direito à defesa ou de se manifestar suas versões. Além de ser conduzido à delegacia pelos policiais civis, Will teve dois aparelhos de celular apreendidos, que serão encaminhados à perícia para a análise dos dados.
O GWeb solicitou a Carlos Willian Pedrão sua versão sobre os fatos, por mensagem enviada pelo WhatsApp também para o número do Cidade de Guarulhos A página respondeu: “Fui prestar depoimento sobre uma acusação caluniosa feita contra mim. Já depus, e está tudo resolvido! Estou em casa com minha família”.